Linha de Pesquisa |
Docentes |
Linha 1 – Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática Esta linha visa ampliar a compreensão dos processos, desafios e metodologias associados à formação e ao desenvolvimento profissional docente em Educação em Ciências e em Matemática, em suas diferentes etapas e contextos. A ênfase é colocada em analisar currículos e práticas dos cursos de formação inicial e propostas de formação continuada, nos diferentes níveis de ensino em Ciências e em Matemática, investigando as possibilidades de integração da teoria e da prática, promovendo e avaliando saberes pertinentes à docência explorando a relevância da decolonialidade e da diversidade nos currículos. Os resultados alcançados visam a auxiliar a proposição de readequações e inovações pedagógicas. |
ELENILTON VIEIRA GODOY |
ELISANGELA DE CAMPOS |
|
ELOISA ROSOTTI NAVARRO |
|
EMERSON ROLKOUSKI |
|
GABRIEL DOS SANTOS E SILVA |
|
PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA |
|
SERGIO CAMARGO |
|
TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER |
|
Linha 2: Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática Esta linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e na implementação de estratégias de ensino e de aprendizagem em Ciências e em Matemática. A ênfase é colocada na integração de teorias de aprendizagem contemporâneas, resultando em práticas e diretrizes para a criação de materiais didáticos. A linha aborda a alfabetização matemática e científica e a formação crítica e ativa de sujeitos, visando a melhoria contínua do processo educativo. |
ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES |
HELIZA COLAÇO GÓES |
|
LEONIR LORENZETTI |
|
MARCELO SOUZA MOTTA |
|
NEILA TONIN AGRANIONIH |
|
ROBERTA CHIESA BARTELMEBS |
|
RUTH MARGARETH HOFMANN |
|
THAÍS RAFAELA HILGER |
|
TIAGO VENTURI |
|
Linha 3: Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática Esta linha de pesquisa visa explorar as interações complexas e multifacetadas da Educação em Ciências e em Matemática com diversas manifestações culturais e de conhecimento que possuem ênfase nos estudos das naturezas-culturas, histórias, epistemologias, filosofias, sociologias, processos de comunicação e tecnologias. O intuito é enriquecer as práticas formativas e educativas em diversos ambientes formativos, integrando várias perspectivas para uma abordagem educacional holística, interdisciplinar e intercultural. |
CAMILA SILVEIRA DA SILVA |
EMERSON JOUCOSKI |
|
EVERTON BEDIN |
|
JOANEZ APARECIDA AIRES |
|
JOSÉ CARLOS CIFUENTES |
|
KÁTIA MARIA KASPER |
|
MARCELO VALERIO |
|
MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO |
|
PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA |
|
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA |
|
ROBERTO GONÇALVES BARBOSA |
|
ROBSON SIMPLICIO DE SOUSA |
|
RODRIGO ARANTES REIS |