LINHA DE PESQUISA | DOCENTES |
---|---|
Linha 1 – Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática Esta linha visa ampliar a compreensão dos processos, desafios e metodologias associados à formação e ao desenvolvimento profissional docente em Educação em Ciências e em Matemática, em suas diferentes etapas e contextos. A ênfase é colocada em analisar currículos e práticas dos cursos de formação inicial e propostas de formação continuada, nos diferentes níveis de ensino em Ciências e em Matemática, investigando as possibilidades de integração da teoria e da prática, promovendo e avaliando saberes pertinentes à docência explorando a relevância da decolonialidade e da diversidade nos currículos. Os resultados alcançados visam a auxiliar a proposição de readequações e inovações pedagógicas. P | ELENILTON VIEIRA GODOY |
ELISâNGELA DOS CAMPOS | |
ELOISA ROSOTTI NAVARRO | |
EMERSON ROLKOUSKI | |
GABRIEL DOS SANTOS E SILVA | |
PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA | |
SERGIO CAMARGO | |
TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER | |
Linha 2: Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática Esta linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e na implementação de estratégias de ensino e de aprendizagem em Ciências e em Matemática. A ênfase é colocada na integração de teorias de aprendizagem contemporâneas, resultando em práticas e diretrizes para a criação de materiais didáticos. A linha aborda a alfabetização matemática e científica e a formação crítica e ativa de sujeitos, visando a melhoria contínua do processo educativo. P | ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES |
HELIZA COLAÇO GÓES | |
LEONIR LORENZETTI | |
MARCELO SOUZA MOTTA | |
NEILA TONIN AGRANIONIH | |
ROBERTA CHIESA BARTELMEBS | |
RUTH MARGARETH HOFMANN | |
THAÍS RAFAELA HILGER | |
TIAGO VENTURI | |
Linha 3: Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática Esta linha de pesquisa visa explorar as interações complexas e multifacetadas da Educação em Ciências e em Matemática com diversas manifestações culturais e de conhecimento que possuem ênfase nos estudos das naturezas-culturas, histórias, epistemologias, filosofias, sociologias, processos de comunicação e tecnologias. O intuito é enriquecer as práticas formativas e educativas em diversos ambientes formativos, integrando várias perspectivas para uma abordagem educacional holística, interdisciplinar e intercultural. | CAMILA SILVEIRA DA SILVA |
EMERSON JOUCOSKI | |
EVERTON BEDIN | |
JOANEZ APARECIDA AIRES | |
JOSÉ CARLOS CIFUENTES | |
KÁTIA MARIA KASPER | |
MARCELO VALERIO | |
MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO | |
PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA | |
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA | |
ROBERTO GONÇALVES BARBOSA | |
ROBSON SIMPLICIO DE SOUSA | |
RODRIGO ARANTES REIS |
macroprojetos |
MACROPROJETO 1 – Formação de Professores: Uma Exploração Multidimensional de Políticas, Metodologias e Práticas em Educação em Ciências e em Matemática A abordagem metodológica adotada neste macroprojeto inclui, prioritariamente, pesquisas qualitativas que se utilizam da Análise Textual Discursiva, Análise do Discurso, Análise de Conteúdo, História Oral, entre outras. Além disso, para complementar a compreensão dos fenômenos estudados, poderão ser incorporadas abordagens quantitativas que permitirão a análise estatística de dados. Estas, e outras abordagens de natureza interpretativa, permitem explorar diversos instrumentos de composição de dados em corpus de pesquisas, como por exemplo: entrevistas, questionários e documentos, textuais ou não, a partir dos quais é possível analisar e teorizar a respeito de contextos formativos, práticas didáticas. |
MACROPROJETO 2 – Promovendo domínios em Ciências e em Matemática: uma jornada pelas teorias de aprendizagem, materiais didáticos e práticas contextualizadas e interdisciplinares. A metodologia adotada neste macroprojeto, para aprimorar o ensino de Ciências e de Matemática, inclui uma revisão detalhada da literatura sobre teorias de aprendizagem e práticas educacionais. Decorrente dessa revisão e dos resultados das pesquisas, são elaboradas diretrizes para a produção de materiais didáticos que se alinham com as abordagens teóricas escolhidas. A aprendizagem pode ser realizada por meio de workshops e cursos para implementação e análise dessas metodologias e materiais em salas de aula. Uma fase piloto nos contextos de ensino selecionadas permitirá a avaliação prática dessas abordagens, com construção e análise de dados sobre o desempenho dos alunos e a devolutiva dos professores, garantindo uma implementação melhorada e adaptável das inovações pedagógicas. |
Macroprojeto 3: Interseções e diálogos da Educação em Ciências e em Matemática com diversas naturezas-culturas O macroprojeto, inserido nesta linha de pesquisa, aborda estudos em várias áreas de conhecimento, considerando, portanto, a realização de revisões bibliográficas interdisciplinares, essenciais para a construção de uma sólida fundamentação teórica. A partir disso, são conduzidas pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas, explorando diversos instrumentos, estratégias e metodologias de composição, tratamento e análise de dados, com o intuito de descrever, teorizar, ampliar compreensões e propor o amadurecimento das interações e influências recíprocas entre as pessoas, os conhecimentos, os ambientes e as manifestações culturais estudadas. |