EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Linhas de pesquisa


Linha de Pesquisa

Docentes

Linha 1 – Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática

Esta linha visa ampliar a compreensão dos processos, desafios e metodologias associados à formação e ao desenvolvimento profissional docente em Educação em Ciências e em Matemática, em suas diferentes etapas e contextos. A ênfase é colocada em analisar currículos e práticas dos cursos de formação inicial e propostas de formação continuada, nos diferentes níveis de ensino em Ciências e em Matemática, investigando as possibilidades de integração da teoria e da prática, promovendo e avaliando saberes pertinentes à docência explorando a relevância da decolonialidade e da diversidade nos currículos. Os resultados alcançados visam a auxiliar a proposição de readequações e inovações pedagógicas.

ELENILTON VIEIRA GODOY

ELISANGELA DE CAMPOS

ELOISA ROSOTTI NAVARRO

EMERSON ROLKOUSKI

GABRIEL DOS SANTOS E SILVA

PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA

SERGIO CAMARGO

TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER

Linha 2: Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática

Esta linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e na implementação de estratégias de ensino e de aprendizagem em Ciências e em Matemática. A ênfase é colocada na integração de teorias de aprendizagem contemporâneas, resultando em práticas e diretrizes para a criação de materiais didáticos. A linha aborda a alfabetização matemática e científica e a formação crítica e ativa de sujeitos, visando a melhoria contínua do processo educativo.

ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

HELIZA COLAÇO GÓES

LEONIR LORENZETTI

MARCELO SOUZA MOTTA

NEILA TONIN AGRANIONIH

ROBERTA CHIESA BARTELMEBS

RUTH MARGARETH HOFMANN

THAÍS RAFAELA HILGER

TIAGO VENTURI

Linha 3: Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática

Esta linha de pesquisa visa explorar as interações complexas e multifacetadas da Educação em Ciências e em Matemática com diversas manifestações culturais e de conhecimento que possuem ênfase nos estudos das naturezas-culturas, histórias, epistemologias, filosofias, sociologias, processos de comunicação e tecnologias. O intuito é enriquecer as práticas formativas e educativas em diversos ambientes formativos, integrando várias perspectivas para uma abordagem educacional holística, interdisciplinar e intercultural.

CAMILA SILVEIRA DA SILVA

EMERSON JOUCOSKI

EVERTON BEDIN

JOANEZ APARECIDA AIRES

JOSÉ CARLOS CIFUENTES

KÁTIA MARIA KASPER

MARCELO VALERIO

MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO

PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA

ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA

ROBERTO GONÇALVES BARBOSA

ROBSON SIMPLICIO DE SOUSA

RODRIGO ARANTES REIS