Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3907615898011202
Contato: mgcp76@gmail.com
Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência – PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais; História da Química; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química ReLAPEQ, editora da revista Educação Química en Punto de Vista e da Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS).
Linhas de pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Didatização lúdica no ensino de Ciências/Química (aspectos teórico-epistemológicos);
– Construção de materiais lúdico-didáticos para o ensino de Ciências/Química;
– Metacognição no ensino e aprendizagem das ciências/Química;
– Metodologias ativas e ensino de ciências na Educação Básica e no Ensino Superior;
– Uso de tecnologias na Educação (Aprendizagem móvel; Fundamentos teóricos e epistemológicos de integração de tecnologias digitais na educação em Ciências; Construção de ferramentas digitais para o ensino de Química).
– Educação científica para crianças;
– Abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Projetos de Pesquisa
1. Barragem Lúdica
Descrição: Este projeto consiste em elaborar materiais lúdico-didáticos com base na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). A ideia central consiste em produzir diferentes estratégias lúdicas, tais como jogos, álbum de figurinhas, aplicativos, etc., que possam ser utilizados na Educação Básica, tanto por professores quanto por alunos. Os materiais produzidos atuarão como estratégias pedagógicas que servirão de ferramentas facilitadoras para o processo de apropriação de conhecimentos sobre a temática científica, em especial, sobre temas relacionados à água e energia, de forma interdisciplinar e transversal, contribuindo assim, com a melhoria da qualidade da Educação da região de Foz do Iguaçu e outros municípios.
2. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS LÚDICO-DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver materiais didáticos com características lúdico-educativas que possam ser utilizados como recursos metodológicos perante o ensino de Química.