Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7582382018927653
Contato: robertobarbosa@ufpr.br
Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná – UFPR, campus litoral. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina com estágio sanduíche, PDSE-CAPES na Universidade de Massachusetts/Amherst – EUA. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá.
Linhas de pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Formação de Professores de Ciências da Natureza para escolas públicas urbanas e do campo.
– Ensino e Aprendizagem de Ciências na Educação pública urbana e no campo.
– Pedagogia de Paulo Freire aplicada ao Ensino de Ciências.
– História da Ciência: brasileira, indígena, africana e latino-americana.
– Abordagens teórico-metodológicas para a Educação em Ciência na Educação do Campo e no contexto urbano.
Projetos de pesquisa
1. A Ciência, o Saber e a Educação: epistemologia crítica e contra história da Ciência
Descrição: Este projeto investiga os aspectos históricos e sociais do saber, na perspectiva de Michel Foucault e de sua arqueologia, aliado a busca de elementos para elaboração contra histórias, na acepção de Marc Ferro, no campo da Ciência para fornecer novos referenciais para a área da educação científica. As contra histórias supõem considerar a perspectiva dos vencidos, dos que tiveram sua voz silenciada pela história oficial e que, portanto, considera a voz dos latino americanos, dos povos indígenas, árabes, povos do continente africano e dos asiáticos. As contra histórias também exigem uma análise da natureza do conhecimento científico, sua epistemologia. Ora, a compreensão da gênese da ciência em sua totalidade, segundo o conceito do materialismo dialético.