Exames de Qualificação – 2021
Data | Discente | Orientadores | TÍTULO |
13/08/2021 | LUCIANO PAVNOSKI | THAÍS RAFAELA HILGER | O JOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
13/08/2021 | LETICIA LIMA CARVALHO | MARCOS AURÉLIO ZANLORENZI | DIÁLOGOS ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: COMO PROFESSORES E MORADORES DA VILA DO PESQUEIRO (REGIÃO PRAIANA), EM SOURE – PA PENSAM O ENSINO DA MATEMÁTICA NA E.M.E.I.F. SANTA LUZIA |
11/08/2021 | JULIANA RODRIGUES DE ARAUJO | MARCOS AURÉLIO ZANLORENZI | SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NA CANTARIA E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
14/07/2021 | REGIANE MULLER | PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA | DESCARTE DE MEDICAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA ANÁLISE DAS COMPREENSÕES DE LICENCIANDAS/OS EM QUÍMICA |
12/07/2021 | MATHEUS AUGUSTO BANNACK DINIZ | EMERSON ROLKOUSKI | LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: USOS E ABUSOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
02/07/2021 | GABRIELA MARTOS | LUCIANE FERREIRA MOCROSKY | PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PDE PARANÁ EM FOCO |
30/06/2021 | LETICIA MENEGUSSO | EMERSON ROLKOUSKI | PROGRAMA DE COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR E O PRESENTE NA ESCOLA: UM ESTUDO POR MEIO DO CICLO DE POLÍTICAS |
31/05/2021 | LUCAS MULLER RIBEIRO VIANA | MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO | EXPLORANDO A AFETIVIDADE E AUTODETERMINAÇÃO EM UM JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA: O CASO DO RENEGADO CIENTÍFICO |
28/05/2021 | ALESSANDRA ESTER DE SOUZA | MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO | CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO SUSTENTÁVEL E DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING PARA O DELINEAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
25/05/2021 | MARLY STEPHANY MAGALHÃES MACHADO | MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO | O FEEDBACK POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGULAÇÃO METACOGNITIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
31/03/2021 | BRUNA HELOIZA KACHAROWSKI PEREIRA CASTANHO | SERGIO CAMARGO | O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS |
29/03/2021 | LÍDIA OLIVEIRA DE SOUZA BARBERO | SERGIO CAMARGO | ESTUDANDO A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA |
26/03/2021 | FRANCIELE MOTA DE OLIVEIRA | SERGIO CAMARGO | A CIÊNCIA NA CRIANÇA E A CRIANÇA NA CIÊNCIA: UMA PESQUISA EM ÉPOCA DE PANDEMIA |
Exames de Qualificação – 2020
Data | Discente | Orientadores | Título |
28/08/2020 | CARINA BILL WIECZORKOSKI | MARCOS AURÉLIO ZANLORENZI | A RACIONALIDADE MATEMÁTICA CAMPONESA NA PRODUÇÃO DA ERVA-MATE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS COM OS SABERES ESCOLARES |
25/08/2020 | ADRIANA CHAVES DA SILVA | ELENILTON VIEIRA GODOY | A MATEMÁTICA ESCOLAR E A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CERRO AZUL – PR |
18/08/2020 | TÂNIA MARA VITACZIK CAMPANUCCI | LUCIANE FERREIRA MOCROSKY | O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O (DES)ENCONTRO PROFESSOR-PEDAGOGO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
11/08/2020 | EDER PAULO PEREIRA | LUCIANE FERREIRA MOCROSKY | O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AS TIC: O QUE OS PROFESSORES PENSAM |
10/07/2020 | JÉSSICA DAIANE DA SILVA | NEILA TONIN AGRANIONIH – THAÍS RAFAELA HILGER | PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL |
01/07/2020 | CLAIRE FÁTIMA SACHET RAMOS | EMERSON ROLKOUSKI | UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR |
25/06/2020 | VIVIANE DA CRUZ LEAL NUNES VITORINO | EMERSON ROLKOUSKI | PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RANÇOS E AVANÇOS |
08/06/2020 | MÔNICA TREVISAN FERRARINI | PATRÍCIA BARBOSA PEREIRA | FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR: UM ETERNO RECOMEÇAR |
01/06/2020 | JÉSSICA TOMIKO ARAÚJO MITSUUCHI | TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
29/05/2020 | JUCÉLIA CATARINA BURACOSKI BATISTA | CAMILA SILVEIRA DA SILVA | O PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO E A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA |
28/05/2020 | TÁSSILA ZERBINI MONTEIRO PEREIRA | THAÍS RAFAELA HILGER | A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. |
28/05/2020 | JOSIANE JOCOSKI BUENO | MARIA LUCIA PANOSSIAN | A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS AUTISTAS: UM OLHAR A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
27/05/2020 | LUANA CRISTINA BAIER | ELENILTON VIEIRA GODOY E ELISÂNGELA DE CAMPOS | SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
26/05/2020 | JOSIANE ROCHEMBACK | FLÁVIA DIAS DE SOUZA;THAÍS RAFAELA HILGER | UM OLHAR SOBRE PESQUISAS BRASILEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ÁLGEBRA |
22/05/2020 | GEOVANE SANTOS DA SILVA | CAMILA SILVEIRA DA SILVA | A CULTURA CIENTÍFICA REPRESENTADA EM ATIVIDADES ARTÍSTICAS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
21/05/2020 | ALESSANDRA DA CONCEIÇÃO ZANIN | CAMILA SILVEIRA DA SILVA | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES POR MEIO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO |
20/05/2020 | JOHN WESLEY GRANDO | MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO | ANÁLISE DE APLICATIVOS MÓVEIS DE REALIDADE AUMENTADA, VIRTUAL E MISTA À LUZ DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO |
11/05/2020 | NILZA ZANON DE SOUSA MACHADO | ELENILTON VIEIRA GODOY | OLHARES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA PARA (SOBRE) O CURRÍCULO OCULTO. |