Professor: Dr. Everton Bedin
Práticas Formativas Tecnológicas
Objetivo Geral: Instigar, fomentar e potencializar a formação tecnológica-crítica de professores de Ciências em formação inicial e continuada da Educação Básica e do Ensino Superior.
Objetivos Específicos: a) Fomentar a participação crítica de professores em formação inicial e continuada da Educação Básica e do Ensino Superior na utilização de TD relacionadas ao ensino de Ciências;
b) Aprimorar a formação tecnológica de professores de Ciências em formação inicial e continuada por meio da participação ativa na organização didática de atividades de cunho tecnológico;
c) Fortalecer a formação tecnológica docente por meio da promoção de oficinas, minicursos e atividades que priorizam o uso de TD para à promoção dos processos de ensino e aprendizagem;
d) Instigar os professores de Ciências em formação inicial e continuada à aplicação das atividades tecnológicas planejadas.
SCIENCEnigmas: divulgando a Ciência de forma Lúdica
Objetivo Geral: Instigar, fomentar e potencializar a formação tecnológica-crítica de professores de Ciências em formação inicial e continuada da Educação Básica e do Ensino Superior.
Objetivos Específicos: a) Promover o fascínio da ciência na Educação Básica, utilizando enigmas lúdicos e interativos por meio de atividades transversais e formativas;
b) Produzir enigmas e oficinas que concentrem suas atividades nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, de modo que essa temática possa estar em sua integridade promovida de forma lúdica na Educação Básica;
c) Desenvolver atividades lúdicas que estimulem o conhecimento científico, as aprendizagens cognitiva e socioemocional e as habilidades socioemocionais (trabalho em equipe, comunicação eficaz e empatia) nos alunos;
d) Utilizar enigmas e desafios como ferramentas para divulgar conceitos científicos de maneira acessível e envolvente, despertando a curiosidade dos alunos e incentivando o interesse pela ciência;
e) Criar um ambiente de aprendizado dinâmico e prazeroso, onde os alunos sintam-se motivados a explorar e descobrir, utilizando a ludicidade como meio de engajamento e aprendizado significativo.
Professor: Dr. Emerson Joucoski
Rebimar – Limpeza de Praias e Conscientização Ambiental
Objetivo Geral: Promover a sensibilização e conscientização ambiental sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, a partir da retirada dos resíduos sólidos das praias e manguezais do Litoral do Paraná.
Objetivos Específicos: a) Estabelecer 3 pontos principais para a realização da atividade no Litoral, sendo nos municípios de Matinhos, Pontal do Sul e Paranaguá;
b) Realizar a ação em pelo menos dois ecossistemas marinhos diferentes, manguezais e praias;
c) Realizar ações de educação ambiental junto à limpeza de praias;
d) Realizar a triagem dos resíduos coletados junto à Associação de Coletores de Recicláveis locais.
Xadrez e jogos da mente
Objetivo Geral: Democratizar a educação criando oportunidades de inclusão para todos aqueles que têm acesso reduzido ao conhecimento, através de oferta de atividades com o xadrez, damas e demais esportes da mente para os alunos da Universidade Federal do Paraná, alunos e professores das escolas públicas e comunidade externa a universidade.
Objetivos Específicos: a) Divulgar conhecimentos dos fundamentos dos jogos de xadrez, damas e demais esportes da mente;
b) Despertar o interesse de crianças e jovens para o pensamento crítico;
c) Estimular as funções cognitivas nos estudantes envolvidos através dos cálculos das jogadas e lances que potencializam capacidades de memorização e de raciocínio lógico nas aulas das disciplinas escolares;
d) Promover o aprendizado do xadrez escolar nas escolas públicas da região do litoral do Paraná;
e) Estimular nos estudantes que ensinam o xadrez e a damas a integração entre ensino-pesquisa-extensão através de atividades de ensino-aprendizagem e de difusão científica e cultural;
f) Realizar a divulgação das informações científicas e tecnológicas por meio de atividades lúdicas aos estudantes das escolas públicas envolvidas;
g) Promover atividades enxadrísticas e damísticas nos Clubes de Ciência das escolas da região do litoral do Paraná;
h) Promover o Clube de Xadrez com sede na UFPR Setor Litoral.
Projeto Extensão da Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná
Objetivo Geral: Projeto da Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná que incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre os vários níveis de ensino, em particular mobilizando o interesse para as áreas das Ciências e a sua divulgação. A UFPR setor Litoral e o programa de extensão Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) desenvolvem, ao longo do ano, diversas ações com o objetivo de incentivar a criatividade, a reflexão e a criticidade em estudantes da Educação Básica através do desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas da Ciência, a fim de aproximar e de desmitificar a Ciência na região litorânea. Um dos meios pelos quais faz isso é através do estímulo dos estudantes a participarem da Feira Regional de Ciências que se realizará com a apresentação dos trabalhos dos estudantes do Ensino Fundamental séries finais (6° a 9°ano), Ensino Médio e Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA) coordenada pela UFPR Litoral e pelo programa de extensão LabMóvel. O projeto visa organizar e ampliar a dimensão das Feiras Regionais de Ciências do Litoral do Paraná reunindo e debatendo trabalhos científicos de estudantes das escolas municipais, estaduais e federais, em diversos níveis, como forma de fortalecer e consolidar o movimento da Educação Científica em nível regional.
Objetivos Específicos: a) Divulgar o conhecimento científico;
b)Divulgar o conhecimento local;
c) Fortalecer a cultura científica no Litoral do Paraná;
d) Contribuir para a formação de sujeitos com capacidade crítica de aplicar a ciência ao cotidiano, despertando o interesse pelo conhecimento científico, através de práticas inovadoras;
e) Possibilitar a ampliação das atividades dos Clubes de Ciências no ambiente escolar, em particular promovendo atividades do tipo Ciência Cidadã;
f) Estimular atividades interdisciplinares;
g) Motivar a participação dos estudantes em eventos científicos, sociais e culturais;
h) Possibilitar troca de experiências entre estudantes de diferentes escolas e séries;
i) Criar condições para o desenvolvimento de: habilidades, sociabilidade, responsabilidade, atitudes científicas, iniciativa, linguagem corporal e escrita;
j) Estimular atividades do tipo “mão na massa” e Ciência Cidadã;
k) Criar nos estudantes o gosto pela investigação, curiosidade e iniciativa;
l) Proporcionar ações coletivas para favorecer o equilíbrio a fim de contribuir para formação científica/crítica do cidadão;
m) Possibilitar o diagnóstico de problemas da comunidade, fazendo com que os estudantes questionem quanto a possíveis soluções;
n) Promover interação entre Universidade e Comunidade escolar;
o) Possibilitar aos participantes a vivência do Método Científico, assim como a chance de trabalharem com uma das formas de divulgação científica;
p) Propiciar o desenvolvimento cognitivo através de atividades práticas;
q) Capacitar e orientar professores e estudantes sobre as etapas da Feira;
r) Promover e educação continuada dos professores através de minicursos e palestras voltadas às áreas de tecnologia social, tecnologia assistiva e empreendedorismo (por meio da ciência e tecnologia);
s) Cadastrar a Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, seguida do registro das atividades desenvolvidas no endereço eletrônico: http://semanact.mctic.gov.br/.
Práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede
Objetivo Geral: Estruturar um grande projeto de Educação Científica, tendo como eixo comum o conceito de Ciência Cidadã, onde estudantes e professores são participantes da coleta de dados científicos e utilizam os resultados obtidos na interpretação e na busca de soluções para os problemas da realidade onde estão inseridos.
Objetivos Específicos: a) Promover o “fazer ciência” nas salas de aula, através do convite a alunos e professores para que estudem e apliquem protocolos científicos;
Desenvolver protocolos que possam ser utilizados por professores e alunos de ensino básico em projetos de Ciência Cidadã;
b) Promover a formação continuada de docentes da educação básica para o ensino das ciências, aprendizagem por investigação e metodologia científica;
c) Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à solução de problemas que façam parte da realidade dos estudantes;
d) Promover a democratização do conhecimento, bem como a popularização da ciência, através do compartilhamento de protocolos e resultados dos projetos baseados em ciência cidadã (ciência aberta);
e) Estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas, bem como identificar jovens talentos para as Ciências;
f) Facilitar o desenvolvimento de novos protocolos de pesquisa por alunos e professores da educação básica;
g) Promover o desenvolvimento de competências de trabalho em equipe por meio da interação de alunos da mesma escola e de diferentes escolas, dentro do âmbito da aplicação dos protocolos e análise dos resultados;
h) Promover o desenvolvimento de competências de difusão da ciência em professores e alunos do ensino básico envolvidos com pesquisas utilizando os diversos protocolos;
i) Avaliar o potencial de projetos baseados em Ciência Cidadã como uma estratégia educacional inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Ciências;
j) Fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior, museus e outras instituições científicas;
k) Fomentar metodologias de ensino pautadas no desenvolvimento das competências-chave para a sustentabilidade (Educação para o Desenvolvimento Sustentável).
A formação no pensamento computacional através do uso da prototipagem eletrônica com a plataforma Arduino
Objetivo Geral: Desenvolver e estimular desenvolver e estimular os estudantes da Educação Básica envolvidos no projeto o interesse pelas atividades lúdicas e científicas do tipo ‘mãos na massa’ (hands-on) propiciadas pelo aprendizado através da prototipagem eletrônica com Arduino. A proposta integra dinâmicas da Ciência, da Arte e da Cultura para que os estudantes busquem atuar em carreiras das Ciências Exatas, Engenharias e Computação no Brasil.
Objetivos Específicos: a) Promover o uso da prototipagem eletrônica nos Clubes de Ciência das escolas públicas do estado do Paraná através do NAPI ‘Educação Para Ciência’ promovido pela SEED e Fundação Araucária;
b) Promoção dos estudantes envolvidos no aprendizado dos conceitos da Física, da Matemática e da linguagem computacional da prototipagem usando o Arduino: o uso da prototipagem eletrônica possibilita uma sólida introdução aos conceitos fundamentais da eletrônica em sala de aula, auxiliando na formação dos conceitos da lógica de programação;
c) Estimular nos estudantes envolvidos a integração entre ensino-pesquisa-extensão através de atividades de ensino-aprendizagem e de difusão científica e cultural;
d) Realizar a divulgação das informações científicas e tecnológicas por meio de atividades lúdicas aos estudantes das escolas públicas envolvidas;
e) Possibilitar às estudantes das graduações envolvidas o aprendizado das recodificações e das transposições didáticas da linguagem especializada para a linguagem não especializada, com o objetivo de transformar o conteúdo acessível (simples e divertido) aos estudantes das escolas e ao público em geral;
f) Propiciar ao público-alvo a desmistificação dos preconceitos científicos e dos conteúdos científicos aprendidos pelos sujeitos ao longo de suas vidas escolares;
g) Integração entre a Secretaria da Educação do Paraná (SEED) e a Universidade Federal do Paraná para a criação de uma rede de trabalho com objetivos em comum no litoral do Paraná para o uso de tecnologias de inclusão digital;
Professor: Dr. Leonir Lorenzetti
Formação de professores em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Objetivo Geral: Promover a formação inicial e continuada de professores, por meio de ações extensionistas, habilitando-os a compreender, aplicar e integrar os princípios interdisciplinares de Ciência, Tecnologia e Sociedade em suas práticas educacionais.
Objetivos Específicos: a) Promover a compreensão dos princípios fundamentais da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade por meio de atividades práticas e teóricas, visando o desenvolvimento de pensamento crítico e reflexivo nos estudantes;
b) Fomentar a integração de abordagens pedagógicas inovadoras que incorporem conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando promover a reflexão e o engajamento dos estudantes em questões contemporâneas;
c) Estimular a elaboração e implementação de projetos educacionais contextualizados em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com foco na resolução de problemas reais e na promoção do diálogo interdisciplinar nas salas de aula.
Professor: Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
Práticas inclusivas e transformadoras no ambiente escolar
Objetivo Geral: Promover a formação de professores, por consequências dos estudantes em vulnerabilidade, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversas sobre as Tecnologias Assistivas Educacionais (TAE), bem como implementação em metodologias noambiente escolar.
Objetivos Específicos: a) Estabelecer conversas/contato com as Escolas e a Comunidade;
b) Formação e capacitação da equipe;
c) Formação de professores e construção de materiais didáticos;
d) Promover o desenvolvimento da teoria DUA na prática no ambiente da sala de aula.
Professor: Dra. Eloisa Rosotti Navarro
GPTEM: Discussões sobre TD no ensino de Matemática
Objetivo Geral: Estudar o uso de tecnologias digitais na Educação e na Educação Matemática, atuando na sua compreensão, domínio e desenvolvimento, a fim de refletir sobre práticas relacionadas ao ensinar e aprender Matemática, particularmente àquelas relacionadas ao uso de Objetos de Aprendizagem, Lousas Digitais, Robótica, Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, entre outras.
Objetivos Específicos: a) Estudar o uso de tecnologias digitais na Educação e na Educação Matemática;
b) Desenvolver pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias digitais na Educação e na Educação Matemática;
c) Argumentar e discutir com a comunidade acadêmica sobre possibilidades de ensino e de aprendizagem.
Professor: Dra. Camila Silveira
Meninas e Mulheres nas Ciências
Objetivo Geral: Promover ações de educação, popularização e divulgação científica sobre mulheres cientistas
Objetivos Específicos: a) Incentivar meninas a estudar Ciências;
b) Empoderar mulheres em formação científica;
c) Divulgar a vida e a obra de mulheres cientistas;
d) Qualificar docentes para a educação comprometida com a equidade de gênero;
e) Elaborar, aplicar e avaliar materiais lúdico-educativos sobre a temática em práticas educativas formais, não formais e informais;
f) Empreender socialmente criando metodologias de ensino, tecnologias sociais e modelos de negócio inovadores sobre/com mulheres cientistas;
g) Produzir conhecimento sobre a temática por meio de pesquisa científica;
h) Atuar politicamente sobre a temática.
Professor: Dr. Tiago Venturi
SER-Pensante:vozes em debate
Objetivo Geral: Promover a popularização da Ciência e do fazer Ciência, por meio do debate científico envolvendo temas como Saúde (individual e coletiva), Ambiente e Tecnologias, contribuindo com a formação docente para a Educação Científica.
Objetivos Específicos: a) Identificar temas atuais, alvos de desinformação, que envolvem Saúde, Ambiente e Tecnologias (dentre outros temas emergentes) e produzir conteúdo para combater notícias falsas, pseudociência e anticiência;
b) Produzir podcasts e vídeos didáticos com auxílio de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Computação e Medicina;
c) Criar um espaço de reflexão, debate e divulgação científica por meio de canais em redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp);
d) Constituir parcerias com outros canais de divulgação científica;
e) Realizar palestras em escolas da região e em espaços comunitários, divulgando as produções e os canais de divulgação científica;
f) Oferecer cursos de formação continuada de professores para o desenvolvimento da Educação Científica, especialmente Educação em Saúde e Educação Ambiental, utilizando-se de estratégias de popularização da ciência;
g) Promover a interação dialógica entre comunidade, escola e Universidade através de ações participativas em eventos locais e regionais.
Professor: Dr. Marcelo Motta
GPINTEDUC – Discussões sobre Inovação e Tecnologias na Educação
Objetivo Geral: Promover a participação ativa da comunidade em discussões que envolvem inovação e tecnologias na educação.
Objetivos Específicos: a) Identificar as principais tecnologias digitais na educação;
b) Identificar as principais inovações metodológicas na educação;
c) Promover práticas argumentativas;
d) Proporcionar a construção de artefatos digitais;
e) Propagar a divulgação científica e tecnológica;
f) Proporcionar a construção colaborativa do conhecimento;
g) Empregar na prática cotidiana o uso de inovação e tecnologias na educação;
h) Discutir o pensamento computacional e sua relação com a aprendizagem em escolas públicas do Paraná.
Professor: Dra. Heliza Colaço Góes
Práticas criativas e inovadoras no âmbito da sala de aula
Objetivo Geral: Promover a formação de professores, por consequência dos estudantes em vulnerabilidade, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversas sobre o Pensamento Complexo de Morin, o Desenho Universal para Aprendizagem, bem como implementação de práticas criativas no âmbito da sala de aula.
Objetivos Específicos: a) Estabelecer rodas de conversa com os professores das escolas vinculadas ao projeto, bem como com a comunidade;
b) Formação e capacitação da equipe;
c) Formação de professores e elaboração de planejamento docente que promova o desenvolvimento de práticas criativas e inovadoras no âmbito da sala de aula.
Professor: Dr. Roberto Gonçalves Barbosa
Cientistas brasileiros na escola
Objetivo Geral: Divulgar no contexto escolar os/as cientistas brasileiros/as e suas contribuições para o conhecimento científico universal
Objetivos Específicos: a) Produzir materiais que reúnam as contribuições científicas dos/das cientistas brasileiros/as;
b) Promover momentos para divulgação dos pesquisadores brasileiros e de suas pesquisas em escolas estaduais paranaense;
c) Apresentar aos estudantes do Ensino Médio e Fundamental quem são e quais as contribuições científicas dos/das cientistas brasileiros/as;
d) Mostrar aos estudantes que a Ciência é parte importante da cultura brasileira e que os pesquisadores brasileiros tiveram e têm um papel fundamental na construção da sociedade brasileira;
e) Promover a formação de consciências capazes de ver a ciência brasileira como um bem que deve ser valorizado e defendido;
f) Promover a formação intelectual e humana dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza.