EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

NEILA TONIN AGRANIONIH


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1218078469502896

Contato: ntagranionih@gmail.com


Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987), cursou Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Especialização em Psicopedagogia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGE:TPEn (Mestrado Profissional). Docente das disciplinas de Alfabetização Matemática e Metodologia do Ensino de Matemática no curso de Pedagogia e Metodologia de Ensino de Matemática e Prática Docente e no Curso de Matemática. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam Matemática (NEPPREM) e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Desenvolve estudos e pesquisas voltados à aprendizagem e ao ensino da matemática com maior ênfase nos Anos Iniciais e na Educação Infantil e formação de professores que ensinam Matemática.


 Linhas de pesquisa

2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

3. Alfabetização Científica e Matemática

 

 


Meus interesses de pesquisa são:

 

– Resolução e formulação de problemas matemáticos

– Aprendizagens matemáticas nos anos iniciais e na Educação Infantil

– Processos de formação de professores que ensinam matemática: lesson study (estudos de aula)


Projetos de pesquisa

1. Formação inicial de professores para o ensino da matemática: a disciplina de Metodologia de Ensino de matemática e a aprendizagem da docência no Curso de Pedagogia
Descrição: Trata-se de um projeto que tem como objetivo analisar as contribuições de uma proposta de ensino a ser desenvolvida na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática, no curso de Pedagogia da UFPR, para a movimentação conceitual de concepções sobre Matemática, ensino e aprendizagem e possíveis implicações para a prática pedagógica futura dos alunos que frequentam a disciplina.
2. PROCESSOS DE APRENDIZAGENS DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DE CRIANÇAS E DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Descrição: RESUMO O projeto tem como objetivo investigar processos de aprendizagem de conceitos matemáticos de crianças, de futuros professores que ensinarão matemática e de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como processos de construção de conhecimentos didáticos com vistas a significar e ressignificar práticas docentes. Trata-se de um projeto guarda-chuva que propõe-se a desenvolver pesquisas em nível de doutorado e mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação envolvendo pós-graduandos oriundos do Programa de PósGraduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGETpen e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática ? PPGECM da Universidade Federal do Paraná, bem como com professores e acadêmicos das áreas de Pedagogia e Matemática.
3. FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA AÇÃO DIDÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Descrição: O tema do projeto é a formulação de problemas matemáticos na ação didática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo analisar como professores do Ensino Fundamental I lidam com formulação de problemas matemáticos em sala de aula. Trata-se de um projeto guarda-chuva que envolve a realização de pesquisas qualitativas. O projeto envolve a investigação da prática didática dos professores com formulação de problemas e o processo de formulação de problemas de professores e alunos a partir de intervenções, entrevistas e questionários a serem realizados com professores do Ensino Fundamental.
4. ESTUDOS DE AULA NO CONTEXTO DE ATIVIDADES REMOTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UFPR

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as contribuições de um Estudo de Aula desenvolvido no contexto de aulas remotas para a aprendizagem da docência de futuros professores de Matemática. Envolve estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná participantes do projeto Residência Pedagógica 2020, professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de três escolas de Curitiba-PR e professores da UFPR. O Estudo de Aula envolverá 16 sessões e será desenvolvido em encontros on-line semanais entre os meses de novembro de 2020 a maio de 2021, em meio à Pandemia ocasionada pela COVID 19 e terá que se ajustar aos seus desdobramentos bem como aos períodos letivos das Escolas e Universidade envolvidas.