Descrição: Os impactos da pandemia de Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2 (novo Coronavírus) extrapolam a área da saúde. O grande número de mortes, o isolamento e o distanciamento social, o desemprego, as medidas econômicas ou ausência delas, afetam de forma profunda, em escala global, as áreas da economia, da política, da cultura e da educação. Nesta última em especial, o impacto veio para desnudar de vez aquilo que muitos teóricos da educação vêm afirmando há um bom tempo: a escola que temos, a escola convencional, a escola como a conhecemos, há muito não dá conta de preparar suas educandas e seus educandos para a leitura e para a ação no mundo. Quando muito, essa escola prepara para os interesses de um mercado que tem por única finalidade o lucro. Isto ficou mais explícito ainda quando a única alternativa encontrada pela escola para manter suas atividades foi o ensino remoto, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), numa tentativa de transpor o território da escola (com suas aulas expositivas, seus métodos de avaliação) para um território virtual no qual ela, na verdade, não cabe. Nesse sentido, por meio deste projeto temos o objetivo de pesquisar de que forma as escolas municipais e estaduais do município de Matinhos estão trabalhando durante a (pós)pandemia, bem como quais os resultados estão alcançando, tendo como recorte as disciplinas de geografia e matemática para, a partir desses dados, apontar linhas de fuga como, por exemplo, práticas de Educação Popular, no sentido de desterritorializar e reterritorializar a escola. Para tanto, a metodologia utilizada será de cunho qualitativo, a partir de três abordagens, a saber: 1. Entrevistas (com educadoras e educadores das disciplinas de geografia e matemática, com educandas e educandos e com as equipes pedagógicas), que serão transcritas, textualizadas e utilizadas nas análises, mas também se constituirão como fontes históricas para outras pesquisas sobre este período. 2. Pesquisa documental na qual serão analisadas as orientações encaminhadas pelas secretarias de educação (municipal e estadual), pelo Núcleo Regional de Educação e pelas direções e equipes pedagógicas das escolas. 3. Articulação deste projeto de pesquisa, com o projeto de extensão intitulado ?Espaços Culturais na/da Periferia: Territórios em Resistência? para, por meio da metodologia da Pesquisa-Ação, apontar possíveis linhas de fuga que possam contribuir no processo de desterritorialização e reterritorialização da escola. As análises serão realizadas por meio da análise textual discursiva. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a construção de um leque de possibilidades educacionais mais voltadas às realidades nas quais educandas, educandos, educadoras e educadores estão imersos.