
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/85790583122616033
Contato: marcokalinke@yahoo.com.br
Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor Adjunto 3, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi Diretor Geral da Faculdade Expoente, Diretor do Colégio Expoente e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador dos livros “A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática”, “Educação Matemática: pesquisas e possibilidades”, “Tecnologias no Ensino”, “Para Não Ser Um Professor do Século Passado”, “Internet na Educação” e “Metodologia Para Elaboração de Materiais Didáticos”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.
Linhas de pesquisa
1. Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
5. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
Tem interesse nas áreas de uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática, com ênfase particular em Objetos de Aprendizagem, Inteligência Artificial, Robótica e temas correlatos, incluindo aspectos históricos e filosóficos relacionados ao assunto. Outras possibilidades podem ser consideradas, desde que estejam relacionadas à História, Filosofia e Tecnologias na Educação Matemátic
a. Grupos de pesquisa de que participa: GPTEM, GPINTEDUC e GeforProf.
Projetos de pesquisa
1. Desenvolvimento de uma plataforma para a criação de OA de Matemática, assistida pela programação intuitiva e inteligência artificial
Descrição: A inserção de novas tecnologias digitais nos processos educacionais demanda estudos aprofundados e pesquisas que busquem compreender o seu impacto. No caso particular da Matemática é importante conhecer como elas interferem na construção do conhecimento matemático e podem ser utilizadas de modo a contribuir com os seus processos de ensino e de aprendizagem. Entre estas tecnologias, os objetos de aprendizagem (OA) estão ocupando espaço de destaque e, neste panorama, o projeto aqui apresentado propõe a construção de uma plataforma para a criação de OA de Matemática, assistida pela programação intuitiva e inteligência artificial. A metodologia utilizada será a pesquisa em design educacional, segundo a qual devem ser desenvolvidas as fases preliminar, de prototipagem e avaliação. O resultado esperado é a construção da plataforma, bem como a delimitação de um marco teórico sobre o impacto do uso de OA em atividades de Matemática. Os resultados do projeto poderão servir de base para a incorporação dos OA em atividades educacionais e para a formulação de políticas públicas relativas à sua criação, aquisição, disponibilização e uso em processos educacionais de Matemática.
2. A produção do conhecimento matemático pelo sujeito ao estar com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Descrição: É uma investigação que se insere no projeto “A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias”, aprovado pelo CNPq, processo 305504/2014-2, com tempo previsto de 4 anos, coordenador pela Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Nosso interesse neste subprojeto é compreender como se dá a produção do conhecimento matemático pelo sujeito que estuda matemática com as TIC ou em ambiente virtual de aprendizagem, não apenas como um conteúdo de ensino, mas, prioritariamente pelos seus aspectos formativos. Portanto, a interrogação pergunta pelo como os professores e alunos vão construindo compreensões acerca da matemática.