Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3543012935264915
Contato: leonirlorenzetti22@gmail.com
Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no PIBID como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais e no Programa Licenciar da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica e Tecnológica, CTSA, educação ambiental, educação, meio ambiente, pesquisa e estado da arte.
Linhas de pesquisa
2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
– Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações)
– Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências
– Análise da produção acadêmica em Educação em Ciências
Projetos de pesquisa
1. Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências
Descrição: O projeto objetiva estudar as concepções, as práticas e as tendências da Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Envolve os estudos sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), a Abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), os estudos sobre a Educação Ambiental (EA), bem como estudos que discutem o papel na Educação Científica na Educação Básica ou na formação de professores de ciências.
2. Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações)
Descrição: O projeto EArte – referência ao estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental, tem como objetivos, entre outros, constituir acervo das dissertações e teses sobre Educação Ambiental desenvolvidas no Brasil e realizar estudos descritivos e analíticos sobre esta produção. O projeto foi desenvolvido inicialmente com a participação de pesquisadores de Universidades do Estado de São Paulo (UNESP – Rio Claro, UNICAMP- Campinas e USP- Ribeirão Preto). Uma primeira iniciativa no sentido de elaborar um mapeamento da produção de teses e dissertações em Educação Ambiental no país foi realizada a partir de 2003 pelo Grupo FORMAR Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP, por meio do projeto de pesquisa. O que sabemos sobre a Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica coordenado pelos Profs. Drs. Hilário Fracalanza e Ivan Amorosino do Amaral. Os resultados obtidos por esta pesquisa permitiram, naquele momento: dimensionar os diferentes recortes da produção realizada nas diversas regiões do país; recuperar parte da produção acadêmica produzida no Brasil, elaborando um catálogo preliminar; organizar parte do acervo das pesquisas em Educação Ambiental em papel e no formato digital; propor alguns descritores da produção acadêmica em Educação Ambiental e identificar alguns dos focos de estudos do tipo estado da arte. A partir de nova iniciativa do Prof. Dr. Hilário Fracalanza, em 2008, o projeto foi retomado contando, hoje, com a participação de vários universidades. Atualmente Participam do Projeto EArte as seguintes instituições: Unicamp, Unesp-Rio Claro, USP-Ribeirão Preto, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Itapetininga e Universidade Federal Fluminense.
3. Análise da Produção Acadêmica em Educação em Ciências
Descrição: O estudo objetiva conhecer as características da pesquisa em Ensino de Ciências, apontando tendências, aspectos emergentes e silenciados.