EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

LEANDRO SIQUEIRA PALCHA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0925603428279272

Contato: leandropalcha@gmail.com

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor-adjunto lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino – DTPEN, Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, ministrando disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências para os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tenho experiência na área de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, venho me dedicando à pesquisa em ensino com foco nos seguintes temas: discursos, linguagem, formação de professores e metodologias de ensino de ciências.

Linhas de pesquisa

 

L1) Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática  
L2) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

 


Interesses em Pesquisa

 – Discursos e linguagens na Educação em Ciências
 – Metodologias de Ensino de Ciências
 – Formação de Professores de Ciências

  


Projeto de Pesquisa

 1. Linguagem, Ensino de Ciências e Formação de Professores
Descrição: Este projeto compreende diferentes investigações envolvendo: formação de professores, as diferentes linguagens no ensino de ciências, o discurso no e sobre o ensino de ciências, os documentos curriculares que embasam o ensino de ciências, a concepção de ciência no ensino das ciências, as relações com o saber, as relações entre ensino de ciências e de outras disciplinas.
2. Efeitos da linguagem na formação de professores de ciências: trilhas de uma perspectiva epistemológica
Descrição: O projeto visa uma compreensão mais refinada sobre uma perspectiva epistemológica sobre o papel e o lugar que a linguagem ocupa na prática e formação de professores de ciências na contemporaneidade, considerando ações, práticas e metodologias que permeiam a Educação em Ciências. Assumindo o referencial teórico da Análise de Discurso Francesa, entende-se que a linguagem é uma mediação necessária e produtora de sentidos entre os sujeitos e a realidade em determinada conjuntura, sendo aqui problematizado que atualmente vários estudos da linguagem são utilizados para examinar questões de aprendizagem de conhecimentos científicos, mas que pouco têm se discutido sobre o papel da no que concernem ao ensino e a formação de professores de ciências. O objetivo principal, portanto, reside em analisar os efeitos da linguagem por meio de trilhas de uma perspectiva epistemológica na formação de professores de ciências. Ante o exposto, os estudos serão desenvolvidos na formação (inicial e continuada) de professores de ciências, seguindo pressupostos da perspectiva discursiva, qualitativa e da pesquisa em educação. Defende-se que, aqui, há contributos para se pensar em um processo construtivo, potencializador e instigante sobre a linguagem e seus efeitos no campo do ensino e formação de professores de ciências.
3. Discursos, Epistemologias e Práticas na Educação em Ciências

Descrição: Compreende estudos sobre as linguagens na área de ensino de ciências, uma vez que pela linguagem que os conhecimentos se constituem nas formações sociais. Assim, discursos, epistemologias e práticas na formação de professores e no ensino de ciências contribuem com análises de como sujeito e objeto interagem na mediação de sentidos. São problematizados os aspectos históricos e sociais que envolvem as linguagens, a fim de se notar as possibilidades de aprender ciências para além de um discurso tradicional-autoritário. Fundamentando-se no referencial da Análise de Discurso Francesa e da área de Educação em Ciências o objetivo geral reside em estudar como os discursos, epistemologias e práticas podem contribuir para a mobilização didática-metodológica do conhecimento científico na Educação em Ciências. Além de objetivos específicos, como: analisar relações entre conhecimentos (científicos, escolares e cotidianos) e sujeitos no contexto da universidade-escola; desvelar sentidos da formação do professor; compreender como as práticas pedagógicas instigam o aprendizado de ciências. Em termos metodológicos, os estudos envolvem: professores em formação inicial ou continuada; instrumentos de pesquisa quali e quantitativa; e diferentes contextos de aprendizagem. Defende-se alguns contributos para se pensar em um processo construtivo, potencializador e instigante da aprendizagem em ciências.