Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2927801376024513
Contato: heliza.goes@ifpr.edu.br
Estágio de pós-doutorado, Universidade Estadual do Paraná, temática da pesquisa “Construtos para uma prática pedagógica complexa na Educação Matemática Inclusiva”. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021); Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná – campus Curitiba e, também, professora permanente no Programa de pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino- UFPR. Colíder do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, em Formação de Professores e em Educação Matemática – Tessitura”, atuando em linhas de pesquisas que mostram as relações existentes entre a Expressão Gráfica, Complexidade, Formação de Professores, Educação Matemática Inclusiva.
Linha de pesquisa
2 -Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesse de pesquisa:
– Criatividade inter/transdisciplinar na Educação Matemática
– Prática Pedagógica Complexa. Educação Matemática Inclusiva.
Projetos de pesquisa:
1. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL E NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
A Educação Inclusiva proporciona desafio, tanto para aquele que ensina, quanto para aquele que aprende, visto que ainda existem barreiras físicas e atitudinais ocasionadas, em sua maioria, pela carência de tecnologias que contemplem a diversidade dos estudantes no ambiente natural da sala de aula. Na tentativa de reverter tal fato, são desenvolvidas Tecnologias Assistivas (TA), também denominada de ajuda técnica na lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que consistem em artefatos, metodologias, serviços, entre outros, promovendo a autonomia, qualidade de vida, independência e inclusão social das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, permanente ou temporária. Apesar das TA cumprirem seu papel ao serem utilizadas pelo usuário alvo, no ambiente escolar é possível verificar que nem sempre proporcionam a socialização com os demais estudantes ou são desenvolvidas e utilizadas em metodologias que consideram a utopia do ?ser humano ideal?. Diante deste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo que envolve o desenvolvimento, a fabricação e a avaliação do uso de tecnologias assistivas educacionais, sob a perspectiva do Desenho Universal e na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, no ambiente natural da sala de aula. Na busca por proporcionar a Educação Inclusiva, tais tecnologias serão validadas em metodologias com abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada no conceito de Design Science. As etapas a serem realizadas são: Identificação de demandas de TA; Verificação se já existe TA; Fabricação de TA; Validação das TA; Elaboração de práticas docentes com uso das TA; Aplicação, análise e validação das práticas docentes com uso das TA; e Socialização das TA desenvolvidas. Assim, espera-se proporcionar oportunidades flexíveis de uso e de aprendizagem para todos os estudantes, bem como, de ensino por professores da Educação Básica.
2. As contribuições do Pensamento Complexo: o repensar na formação de professores que ensinam matemática na educação básica
Expressão Gráfica tem seus primórdios nas primeiras tentativas de comunicação do Homem, onde os registros de linguagem escrita tinham a forma de desenhos, as chamadas pinturas rupestres (GÓES e LUZ, 2009). Mas, ao longo dos anos houve uma evolução no sentido da simplificação desses registros até chegarmos à escrita atual. No entanto, vê-se que nem por isso o desenho, primeira forma de Expressão Gráfica, perdeu sua importância como meio de comunicação, e vem sendo sempre utilizado paralelamente à escrita. Também, é inegável atualmente, que as Tecnologias interferem no cotidiano, sendo relevante, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias (BRITO e PURIFICAÇÃO, 2006). Além disso o pensamento Complexo de Edgar Morin vinculado às relações das partes, neste caso, a Expressão Gráfica, a Formação de professores e a Geometria visa a tessitura para uma educação que o século XXI necessita, ou seja, relacionada com o cotidiano e que faça sentido ao estudante e corpo docente. Com isso, este projeto de pesquisa e extensão, vinculado a minha pesquisa de doutorado e ao Grupo de Pesquisa ?Grupo de estudos e pesquisas em Expressão Gráfica e/no processo de ensino-aprendizagem?, tem a finalidade de investigar relações entre a Geometria, Expressão Gráfica e o Pensamento Complexo no âmbito da formação de professores que ensinam matemática. Para isto, serão analisados textos destes temas, a prática de docentes que ensinam matemática na Educação Básica, documentos oficiais (PCNs e diretrizes curriculares do Município de Curitiba).
3. Formação de professores que ensinam matemática: cognição, pensamento complexo, aprendizagem, processos didáticos e práticas metodológicas
Este projeto de pesquisa insere-se no campo da Formação de Professores que ensinam matemática. Pesquisas por mim desenvolvidas evidenciam que o termo ?Formação de Professores? é polissêmico em seu substrato conceitual e contempla diferentes matizes relativas a compreensão de seu significado. Ao mesmo tempo, resultados de investigações sobre práticas escolares indicam haver hiatos entre a formação do professor e a prática que desenvolvem na Educação Básica. As linhas de pesquisa a que pertenço no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação: Prática de Ensino conduzem meu interesse de investigação para a cognição, a aprendizagem e a prática pedagógica no âmbito da escola e da universidade. Daí, a focalização para a cognição, aprendizagem, processos didáticos e práticas metodológicas como eixos dessa pesquisa. O pensamento complexo de dá como linha matriz teórica para a composição da própria pesquisa. Cada eixo desencadeará pesquisas específicas, com o respectivo referencial teórico de aporte. Objetivo geral: Investigar relações entre cognição, pensamento complexo, aprendizagem, processos didáticos e práticas metodológicas na formação de professores na Educação Básica e no Ensino Superior. Eixos estruturantes Este projeto de pesquisa está estruturado em eixos que se articulam, se complementam e possibilitam aprofundamento interpretativo de empiria obtida. A formação de professores será investigada sob focos específicos, incluído a formação do formador, a ação didática do professor nos anos escolares e os respectivos processos de aprendizagem. No âmbito escolar, cognição e aprendizagem, por certo, são vinculados a processos didáticos e práticas metodológicas. A perspectiva investigativa se dá pelo olhar da complexidade. ] Dos eixos, decorrem tema específicos, alguns já definidos e indicados a seguir. Pesquisadores: constituição da equipe O grupo de pesquisadores contempla alunos do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:Tpen) e dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática.