Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7785680160226309
Contato: gabriel.santos22@gmail.com
Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Vice-coordenador do GEPEMA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação. Foco de interesse em Educação Matemática e Avaliação da Aprendizagem Escolar.
Linhas de pesquisa
1 – Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
– Avaliação da Aprendizagem Escolar.
– Instrumentos de Avaliação.
– Educação Matemática Realística.
– Fracasso Escolar.
Projetos de pesquisa
1. O USO DE INSTRUMENTOS DE AVALIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Nesta pesquisa, entende-se a Avaliação da Aprendizagem Escolar como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, superando visões dicotômicas, excludentes e classificatórias. Tal visão é adotada por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação, que têm buscado analisar aspectos referentes a essa perspectiva de avaliação em aulas de matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Esta pesquisa, qualitativa, de cunho interpretativo, se propõe a analisar aspectos relativos à avaliação formativa (didática) nas produções escritas de professores e futuros professores de Matemática em diferentes instrumentos de avaliação. Espera-se que a pesquisa mostre quais instrumentos fomentam o registro de aspectos da avaliação formativa (didática) e, consequentemente, quais as potencialidades de cada um deles, dando seguimento, assim, às pesquisas e trabalhos efetuados por membros do GEPEMA.