Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8916355296831066
Contato: eloisa-rn@hotmail.com
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa Educação Matemática”. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nas linhas de pesquisa “Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática” e “Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática área de Tecnologia e Educação Matemática”, sendo bolsista Capes. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é Pós-Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa “História, Sociologia, Filosofia, Educação em Ciências e Matemática”, sendo bolsista Capes, atuando como Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática, vinculado à UTFPR e a UFPR. É participante dos grupos: GPEM – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, vinculado à UFPR; GPEFCom – Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores: Escola e Universidade, vinculado à UFSCar; GPEMTD – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e trabalho docente, vinculado à Unioeste. Atua, principalmente, no tema: Teoria Histórico-Cultural, Pensamento Computacional, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Formação Continuada de professores e a Reforma do Ensino Médio.
Linha de pesquisa
1 – Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
Interesse de pesquisa
– Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática
– Pensamento Computacional
– Inteligência Artificial
– Formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática
– Alfabetização e Letramento Matemático.
Projetos de pesquisa
1. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Este é um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo analisar a Reforma do Ensino Médio, expressa na Lei 13.415/2017, sob a ótica da “policy cycle approach” (abordagem do ciclo de políticas), utilizando como método a “História Oral”. O ciclo de políticas foi preconizado por Stephen Ball e Richard Bowe e tem sido utilizado como referencial teórico analítico para o estudo de políticas educacionais por permitir a análise de políticas públicas desde seu contexto de influência até o estudo das disputas de controle e influxos pela conquista de espaço, bem como a aplicação, dessas políticas, seus efeitos e estratégias para sanar as dificuldades e colocá-las em prática. E, a História Oral será utilizada para dar voz a professores, coordenadores e/ou diretores sobre como estão vivenciando a Reforma na prática, visando a reflexão argumentação e criação de estratégias passíveis de serem realizadas na Educação brasileira.