Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519404619037270
Contato: elenilton1973@live.com
Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Sant’Anna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Professor da Educação Básica e do Ensino Superior desde o começo dos anos 2000. Atualmente é professor adjunto do departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar, bem como sobre a Educação Matemática nos Ensinos Médio e Superior
Linhas de pesquisa
1 – Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática
Projetos de Pesquisa
1. DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DA ÁREA DE ENGENHARIA
Descrição: O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo investigar e propor ações para a melhoria da transição da Educação Básica para a Educação Superior, mais particularmente, para os cursos da área de Engenharia, bem como, viabilizar o uso de aulas mais operatórias, contextualizadas e aplicadas, por entendermos que este possa ser um dos caminhos que contribuirão para uma transição mais suave de uma etapa da educação para outro. Com o projeto pretendemos ainda investigar o quanto podemos secundarizar o Ensino Superior vislumbrando melhorar a compreensão e entendimento da Matemática dita Superior. Metodologicamente, inclui-se numa abordagem qualitativa de pesquisa. Com a intenção de enriquecer o trabalho teórico realizado pela pesquisa bibliográfica e documental, realizar-se-á junto aos estudantes do curso de Engenharia da UFPR e aos professores, inicialmente, do departamento de Matemática, uma pesquisa com a intenção mapear as dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes e não ingressantes nas aulas das disciplinas da área de Matemática, ouvir e coletar informações acerca de como o processo de ensino e aprendizagem poderia auxiliar melhor, os estudantes, no seu dia-a-dia na IES, ouvir e relatar as experiências de sucesso e/ou fracasso dos docentes em suas aulas e, por fim, coletar sugestões de ações que possam contribuir para a nossa temática de investigação. Teoricamente, fundamentar-se estudos e tendências nas áreas de Educação e Educação Matemática, tais como, os eixos norteadores do currículo Contextualização e Interdisciplinaridade, a Socioepistemologia e a Modelagem Matemática. Por fim, considera-se que este projeto poderá contribuir, significativamente, para as discussões envolvendo o ensino das disciplinas não apenas da área de Matemática, mas também das disciplinas relacionadas às outras áreas de cunho básico, tais como a Física, a Química, no que diz respeito à passagem da Educação Básica para a Educação Superior, em um cenário educacional que não tem preparado os egressos da Educação Básica para o prosseguimento dos estudos
2. TEORIAS DO CURRICULO, CULTURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES ESCOLARES: UM RIZOMA EM CONSTITUIÇÃO
Descrição: O presente projeto de pesquisa insere-se na linha de pesquisa ?Cultura, Escola e Ensino? do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e na linha de pesquisa ?Educação Matemática? do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo promover as discussões envolvendo a ressignificação do currículo de disciplinas escolares (dentre elas a Matemática) à luz das perspectivas teóricas travadas no campo do currículo e da cultura, em consonância com estudos realizados dentro das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Formação de Professores. Projeto de pesquisa esse que tem o campo do currículo e algumas ideias apropriadas por ele (tais como de poder, resistência, política etc.), a cultura, os saberes e conhecimentos escolares e a formação de professores (inicial ou continuada) como suas bases estruturais. Os conceitos alinhados com as perspectivas teóricas se potencializam e serão compreendidos como ferramentas tanto para operar como conduzir as investigações, por isso, a potencialidade das trajetórias investigativas. Neste sentido, as experiências investigativas, o uso da etnografia, da análise de discursos e de outras metodologias que derivam deles farão parte do referencial metodológico deste projeto de pesquisa. Considero que esse projeto de pesquisa (dentre outras possíveis contribuições) poderá contribuir para dimensionar as componentes do currículo concebidas pelos professores com vistas ao reenquadramento epistemológico do currículo, pois acreditamos que a compreensão e o conhecimento das teorias do currículo auxiliarão o professor (generalista ou especialista) a buscar respostas e argumentos para discutir e justificar os conhecimentos que devem ser ensinados aos alunos. Esse conhecimento que pode tanto modelar os sujeitos de acordo com o pensamento dominante da época, como servir para conhecer e governar a si próprios e a sociedade em que vivem.
3. GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: O grupo inicia em 2001, oriundo do grupo de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Interação Social, formado em 1991. Entre 1995 e 2000 agregou pesquisadores do Setor de Educação e Departamento de Matemática. Entre 2001 e 2008 ampliou o número de participantes e em 2010 vinculou-se à linha Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), do Setor de Ciências Exatas da UFPR. A partir de 2019, vinculou-se à linha de pesquisa Cultura, Escola, Ensino e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Setor de Educação da UFPR. O grupo desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas de estudos curriculares, alfabetização matemática, educação não formal, artes e cultura na educação em ciências e matemática, ensino-aprendizagem de matemática, formação de professores que ensinam matemática, história, sociologia, filosofia e educação matemática