Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2545977009055473
Contato: silveiradasilva.camila2@gmail.com
Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Química, trabalhando com os seguintes temas: Museus de Ciências, Formação de Professores, Relação Ciência e Arte e Materiais Didáticos. Professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. Professora Coordenadora do PIBID-Química UFPR
Linhas de pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Mulheres nas Ciências Exatas: trajetórias (im)possíveis
– Análise da contribuição do PIBID para a formação docente em Química
– Ciência e Arte na Formação de Professores, no Ensino e na Divulgação de Ciências
– Museus e Ensino de Ciências/Química: aspectos didáticos, formativos e comunicativos
– Processos e Recursos Didáticos no ensino, formação de professores e divulgação de Ciências
Projetos de pesquisa
1. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE MUSEUS DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Descrição: Processo: 314035/2020-6 Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ O projeto de pesquisa tem como objetivo geral: analisar as práticas educativas desenvolvidas nos e pelos museus de ciências e seus grupos parceiros, com foco na Divulgação Científica para o Desenvolvimento Sustentável, construindo indicadores museais de sustentabilidade
2. MULHERES NAS CIÊNCIAS EXATAS: TRAJETÓRIAS (IM)POSSÍVEIS
Descrição: A presente pesquisa se insere na temática do gênero feminino no contexto das Ciências Exatas, tendo como problema a busca de interpretações para a seguinte questão: ‘Quais trajetórias pessoais e profissionais que mulheres cientistas do campo das Exatas (não) trilharam em seu percurso acadêmico e qual o impacto em suas carreiras?’. Adotamos uma perspectiva teórica que leva em conta o conceito de empoderamento feminino e de violência de gênero como pressupostos importantes para análise da temática central investigada, na busca de um horizonte que contribua com reflexões para pensarmos uma (ou várias) epistemologia(s) feminista(s).
3. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
Descrição: A presente pesquisa insere-se no campo da investigação sobre a formação de professores de Química no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dos saberes docentes. Propõe-se analisar a contribuição do PIBID para a formação docente em Química tanto do professor supervisor (docente no exercício da profissão) quanto do licenciando (bolsista de iniciação à docência) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Os objetivos específicos envolvem o diagnóstico do perfil dos participantes do subprojeto (licenciandos e professor supervisor) buscando identificar as características desses sujeitos e também investigar o impacto do saber experiencial na formação e ação docente.
4. PROCESSOS E RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR E DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS
Descrição: Investigações sobre os processos e recursos didáticos no ensino, aprendizagem, formação inicial e continuada de professores e divulgação de Ciências. Objetiva analisar as potencialidades didáticas, formativas, educacionais e comunicacionais de Sequências Didáticas, Materiais Didáticos (poemas, canções, vídeos, textos, dentre outros) e demais estratégias desenvolvidas em espaços escolares e não escolares nos diferentes níveis de ensino
5. CIÊNCIA E ARTE NA FORMÇÃO DE PROFESSORES, NO ENSINO E NA DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva analisar a contribuição da relação Ciência e Arte para a Formação de Professores, o Ensino e a Divulgação de Ciências. Tem-se especial interesse pela Poesia, Música, Performances Artísticas, Teatro.
6. MUSEUS E ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA: ASPECTOS DIDÁTICOS, FORMATIVOS E COMUNICATIVOS
Descrição: O projeto de pesquisa está centrado na investigação sobre os aspectos didáticos e formativos que ocorrem nos museus: i) Formação e atuação de mediadores; ii) O conhecimento científico no espaço museal; iii) A relação museu-escola; iv) O papel dos recursos expositivos; v) Papel do museu na formação de professores; vi) análise de exposições. São estudados museus nacionais e internacionais por meio metodologias qualitativas.