
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6803364309455277
Contato: andre.lima@ifsc.edu.br
Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2024), mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo mesmo programa (2020) e Licenciado em Matemática pela mesma universidade (2019). Professor do quadro efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Gaspar. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (Gepefopem-UEL) e do grupo de pesquisa em Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de professores do IFSC Gaspar.
Linhas de Pesquisa
1 – Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
Desenvolve pesquisas na formação de professores que ensinam matemática, com ênfase na identidade profissional docente, conhecimentos profissionais e emoções de professores. Além disso, tem interesse na Educação Matemática Antirracista e relações étnico-raciais na formação de professores de matemática.
Projetos de pesquisa
1. Etnomatemática e a gameficação de espaços de aprendizagem (in)disciplinares a partir de jogos africanos.
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a cultura afro-brasileira e a etnomatemática de povos africanos a partir de seus jogos. Realizado com alunos de iniciação científica do Ensino Médio Técnico Integrado e outros pesquisadores colaboradores, visa reconhecer e valorizar a cultura dos povos africanos, promover o debate acerca das relações étnico-raciais e cumprir a lei 10.639 a partir da gameficação.
2. PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E O NOTICING PROFISSIONAL DOCENTE
A presente proposta prevê a consolidação de uma rede de cooperação que tem como foco produzir conhecimentos sobre a aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática (PEM) em programas de formação. Essa rede busca estabelecer uma articulação entre agentes da universidade e da escola na construção dessesconhecimentos, considerando o professor como protagonista de seu processo de aprendizagem. Nos últimos anos, essa rede investigou comunidades de prática (CoPs) de formação de professores e o uso de casos multimídia em contextos formativos. Esses casos são constituídos de vídeos de aulas articulados com outras mídias em uma plataforma online. Considerando o potencial comunicacional e tecnológico desses casos, revelados no período de isolamento causado pela COVID-19, na presente investigação busca-se compreender que capacidades do noticing profissional podem ser mobilizadas em programas de formação de PEM, apoiados na exploração de casos multimídia e na constituição de CoPs, e como essas capacidades podem reverberar na prática profissional desses (futuros) professores. O noticing profissional envolve a inter-relação entre as capacidades de o professor reconhecer e interpretar eventos de sala de aula, concentrando-se em entender por que eles ocorrem e construir possibilidades de lidar com esses eventos, de modo a tomar decisões com base em seus conhecimentos profissionais. Conhecer essas capacidades e indícios de como elas reverberam na prática docente pode ser traduzido em propostas que orientem políticas públicas de formação de professores. Esta investigação será desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, no âmbito de um projeto de Design Research, considerado como uma família de abordagens metodológicas onde o desenvolvimento e a investigação são mutuamente dependentes. Para análise, as informações serão codificadas em episódios que permitam discutir objetos e níveis de reflexão associados ao noticing profissional.
3. A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O COMPROMISSO POLÍTICO DOCENTE: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Projeto realizado em colaboração com pesquisadores de outras instituições.