
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2987582237634936
Contato: artgoes@ufpr.br
Bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora – CNPQ. Estágio de pós-doutorado, Universidade Estadual do Paraná, temática da pesquisa “Práticas pedagógicas inovadoras na Educação Matemática Inclusiva: o Desenho Universal para Aprendizagem e a Teoria dos Campos Conceituais”. Doutor e mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012; 2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF) e também atua no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, todos na UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL/UFPR/CNPq). Membro gestor do Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação – Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da Fundação Araucária. Idealizador da “REI – Rede Educação Inclusiva”. Autor de livros didáticos de matemática e desenho geométrico, para o ensino superior. Possui experiência em Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Desenho Universal, Desenho Universal para Aprendizagem e Expressão Gráfica, todos na Educação Matemática.
Linhas de Pesquisa
2 – Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
– Educação Matemática Inclusiva: processos e recursos didáticos na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
– Metodologias ativas na Educação Matemática.
– Planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação de tecnologias educacionais na Educação Matemática.
Projetos de pesquisa
1. RECURSOS E PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TECNOLOGIAS EDUCANAIS E EXPRESSÃO GRÁFICA
Descrição: A presente proposta pretende dar continuidade as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF), Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), com as temáticas Tecnologias Educacionais e/ou Expressão Gráfica. As Tecnologias, estas interferem no cotidiano, sendo relevante, que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e à interpretação das tecnologias (BRITO e PURIFICAÇÃO, 2006). O termo tecnologia é muito abrangente, visto que é “todo o conjunto de recursos, máquinas e equipamentos disponíveis para uso em qualquer atividade produtiva” (KALINKE, 1999, p. 101). Então, neste projeto serão analisadas tecnologias presentes no ambiente escolar, às denominadas Tecnologias Educacionais, que vão desde o quadro de giz, passando pelos livros didáticos, murais àquelas que são consideradas “Novas Tecnologias Educacionais, o computador, tablet, celulares, entre outros. Quanto à Expressão Gráfica, ela possui seus primórdios nas primeiras tentativas de comunicação do Homem, onde os registros de linguagem escrita tinham a forma de desenhos, as chamadas pinturas rupestres. Ao longo dos anos houve uma evolução no sentido da simplificação desses registros até chegarmos à escrita atual. No entanto, pode-se perceber que nem por isso o desenho, primeira forma de Expressão Gráfica, perdeu sua importância como meio de comunicação, e vem sendo sempre utilizado paralelamente à escrita, tanto na escola quanto na sociedade em geral. Com isso, este projeto de pesquisa, de abordagem qualitativa, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens, tem o objetivo de desenvolver, aplicar e analisar recursos e processos educacionais para Educação Matemática que contemplem os campos de estudos: Expressão Gráfica, que é inata ao ser humano; e/ou Tecnologia Educacional, que está imersa no cotidiano da humanidade; contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de ciências e matemática. Onde a Expressão Gráfica também é entendida como uma Tecnologia Educacional, uma vez que seus elementos facilitam o processo de ensino-aprendizagem e, por outro lado, a Tecnologia Educacional também é entendida como uma Expressão Gráfica, pois muito utiliza, por exemplo, da visualização. Assim, a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional são indissociáveis neste processo.
2. O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
A educação inclusiva considera o princípio de que a escola é um direito de todos e que os indivíduos que a frequentam devem desenvolver e aprender juntos, considerando suas necessidades específicas. Nesse sentido as instituições de ensino, equipe pedagógica e professores precisam possuir/desenvolver recursos didáticos e metodologias que atendam os diversos estudantes sem que ocorra a exclusão. Para esse feito o Desenho Universal é um ponto de partida, pois seus princípios defendem que os produtos, metodologias e ambientes devem ser pensados para ser utilizados por qualquer pessoa independente de características físicas ou intelectuais. Quando um mesmo recurso/metodologia pode ser utilizado por todos não há vantagens ou desvantagens para nenhum indivíduo participante do processo de aprendizagem, proporcionando as mesmas oportunidades de acesso. Com essas considerações esse projeto de pesquisa busca investigar e analisar materiais didáticos e metodologias fundamentados no Desenho Universal, bem como, desenvolvê-los para que se efetive a inclusão de estudantes em uma Educação Matemática Inclusiva.