
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9301662169410756
Contato: krupczak@ufpr.br
Doutora e mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada e Bacharela em Química também pela UFPR, com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Professora da Universidade Federal do Paraná, do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional na UFPR (PROFQUI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR (PPGECM). Realiza pesquisas na área de Educação em Ciências, com foco na História, Filosofia e Sociologia da Ciência;Ensino e Aprendizagem de Ciências e Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade, atuando, principalmente, com os temas: Natureza da Ciência e Controvérsias Sociocientíficas.
Linhas de Pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– História, Filosofia e Sociologia das Ciências
– Ensino e Aprendizagem das Ciências
– Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade
– Controvérsias sociocientíficas
– Natureza da Ciência
– Metodologias e estratégias de ensino para as Ciências
Projetos de pesquisa
História, Sociologia, Filosofia e Educação em Ciências
Descrição: Fazem parte deste projeto de pesquisa: estudos sobre Natureza da Ciência e sobre produção e validação do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e sócio-culturais; estudos sobre as relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência e a Educação em Ciências; estudos sobre a inserção de conteúdos de história e filosofia da ciência na Educação em ciências; história da Educação em Ciências.
Projetos de extensão:
Formação de professores em controvérsias sociocientíficas: integração universidade-escola para uma educação cidadã
Descrição: A abordagem de controvérsias sociocientíficas (CSC) tem potencial para o desenvolvimento da alfabetização científica e para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem das ciências. Pensando nisso, este projeto de extensão tem o objetivo de promover a formação inicial e continuada de professores sobre a abordagem de CSC. Para isso, serão produzidos cursos sobre a temática, os quais terão participação de docentes da Educação Básica e licenciandos, de modo que possam se aperfeiçoar no uso da abordagem de CSC. Espera-se contribuir para a educação cidadã, com a formação de professores em uma perspectiva crítica.
Objetivo geral: promover a formação inicial e continuada de professores sobre a abordagem de CSC
Objetivos específicos: Incentivar o aperfeiçoamento dos professores da educação básica para a abordagem de CSC;
Apoiar a aplicação de pelo menos uma atividade de CSC por professor participante em suas turmas;
Elaborar um e-book colaborativo com os materiais produzidos pelos participantes, disponível em acesso aberto;
Criar uma rede de professores multiplicadores em CSC.