Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8085615025613066
Contato: tiago.venturi@ufpr.br
Doutor e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE/UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Desenvolve pesquisas nos temas: Educação em Saúde, Articulações entre Educação em Saúde e Educação Ambiental, Alfabetização Científica, Tecnológica e Midiática, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Formação de Professores, Prática Pedagógica/Estágios Supervisionados na formação de Professores de Ciências e Biologia. É membro dos grupos de pesquisa: CASULO – Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia (UFSC); JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências (UFPR); e Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (UFPR).
Linhas de pesquisa
2 – Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Alfabetização Científica, Tecnológica e Midiática, História da Ciência e Educação em Saúde;
– Articulação entre Educação em Saúde e Educação Ambiental na Formação Docente;
– Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências/Biologia;
Projetos de pesquisa
1. Formação de professores, ensino de ciências e Educação em Saúde: contribuições da Alfabetização Científica e de abordagens interdisciplinares para o desenvolvimento profissional docente
Descrição: O estudo tem o objetivo de investigar limites e potencialidades de abordagens teórico-metodológicas interdisciplinares, associadas aos princípios da Alfabetização Científica, Tecnológica e Midiática para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais para o Ensino de Ciências, especialmente à Educação em Saúde realizada na escola. Busca-se um aprofundamento de perspectivas pedagógicas e interdisciplinares para o campo da Educação em Saúde no Ensino de Ciências. Espera-se discutir e propor teorias que permitam a criação de um espaço-tempo que favoreça o desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes (tanto na formação inicial quanto continuada), a interação entre universidade escola como espaço de formação, por meio da tríade indissociável ensino-pesquisa-extensão e a formação docente por meio da pesquisa e de reflexões inovadoras. Deste modo, a investigação busca contribuir com o campo da Educação em Ciências em discutir e propor a redução dos abismos existentes entre teoria e a prática na formação de professores do Ensino de Ciências, Biologia e que desenvolvam a Educação em Saúde.
2. Evasão, ensino, aprendizagem e ações institucionais decorrentes da pandemia de covid-19: um estudo comparativo em cursos de formação de professores de ciências da natureza e matemática
Descrição: Diante do contexto desafiador causado pela pandemia de Covid-19, esta pesquisa tem como propósito analisar impactos socioeducacionais que a crise sanitária provocou na preparação dos futuros professores matriculados nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática em três Universidades Federais das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Para abordar essa temática complexa, a pesquisa se concentra em quatro áreas cruciais: i) o fenômeno da evasão; ii) processo de ensino; iii) processo de aprendizagem; e iv) as medidas institucionais, tanto as já implementadas quanto aquelas que estão sendo desenvolvidas com o intuito de atenuar os impactos adversos da pandemia. Consolida-se como objetivo geral deste estudo: analisar, caracterizar e propor soluções aos impactos da pandemia na formação de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática. O projeto é financiado pela CAPES (2022-2026) e tem relevância social a capacidade de compreender os desafios que a pandemia impôs aos futuros professores em áreas cruciais da educação. Além de identificar os obstáculos e impactos, a pesquisa se empenhará em propor soluções e estratégias institucionais para atenuar esses efeitos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da formação de professores e, consequentemente, da educação oferecida à sociedade, mitigando impactos da pandemia de Covid-19 na formação docente.