Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243162229308335
Contato: msmotta27@gmail.com
Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Docente do Departamento de Matemática (DAMAT/CT). Professor permanente Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas de Ensino e suas tecnologias; formação de professores; educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.
Linhas de pesquisa
2. Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Interesses de pesquisa
– Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática
– Objetos de aprendizagem; pensamento computacional
– Programação visual (intuitiva)
– Aplicativos educacionais móveis
– Jogos digitais
– Formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática
– Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática
– MOOCs
– Educação Aberta e a Distância
– Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Projetos de pesquisa
1. Inovação e Tecnologias na Educação – INTEDUC
Descrição: O projeto tem como objetivo fomentar a integração de tecnologias e inovações digitais nas dinâmicas das ações pedagógicas, possibilitando a implementação, investigação e experimentação de novas possibilidades de construção de um ambiente em que o aluno seja agente ativo de sua própria aprendizagem. Espera-se que os participantes apropriem-se de saberes tecnológicos, que permitam a experimentação de novas práticas pedagógicas e tecnológicas, possibilitando a imersão em problemáticas que são inerentes aos desafios educacionais, potencializando experiências, ou seja, tornando-os mediadores de espaços tecnológicos de discussão, pesquisa e inovação.
2. Alfabetização matemática, científica e tecnológica na e para a forma-ação do professor
Descrição: Esta pesquisa se insere na modalidade qualitativa, de abordagem fenomenológica. Tem por tema a formação de professores e coloca em destaque o fenômeno alfabetização-Matemática-científica-tecnológica, assumindo a alfabetização como uma ação permanente no ensino das ciências e da matemática, por ser deflagrada no início da escolarização, mantendo-se presente nos trajetos formativos posteriores, com nuanças diferenciadas em cada etapa escolar. Assim, alfabetizar é uma ação explícita, quando se fala dos docentes dos anos iniciais, e implícita, quando o que está em pauta é o fazer e o refletir do docente dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e do superior. O percurso investigativo será orientado pela interrogação o que é isto, a alfabetização matemática, científica e tecnológica na e para a formação docente com o objetivo de construir conhecimento no campo da formação de docentes que terão a incumbência de ensinar matemática e ciências, no horizonte de uma educação tecnológica-humanística.
3. Ler-interpretar-comunicar: a alfabetização matemática e a forma-ação do professor
Descrição: Essa pesquisa qualitativa visa colocar em destaque a alfabetização Matemática na formação do professor e, consequentemente, seus reflexos na formação do aluno. Buscar-se-á esclarecer a interrogação: o que é isto, a alfabetização matemática na formação docente. O objetivo é tecer uma rede de informações que nos permita desvelar modos de compreender a alfabetização Matemática no núcleo da ação formativa e, com isso, construir conhecimento contextualizado sobre a alfabetização matemática, tendo por foco a formação de professores que terão a incumbência de ensinar matemática.