Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2765027179294331
Contato: joanez.ufpr@gmail.com
Licenciada em Química (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006) também pela UFSC. Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Coordenadora Institucional do PIBID/UFPR. Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Formação de Professores de Química, História da Disciplina Escolar Química, Ensino de Química e História e Filosofia da Ciência
Linhas de pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Formação de Professores que ensinam Ciências/Química
– Ensino e Aprendizagem de Ciências/Química
– História, Sociologia, Filosofia e Educação em Ciências/Química
Projetos de Pesquisa
1. Educação em Ciências
Descrição: Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR na Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências. Os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo pretende contribuir com a produção de conhecimentos que venham a integrar um corpo teórico organizado e permita, em médio e longo prazos, influenciar expressivamente a formação de professores de ciências das escolas de diferentes níveis (Educação Básica e Superior); bem como, pensar a formação inicial e continuada de professores sob novas bases, no sentido do desenvolvimento de uma consciência crítica em relação a Educação em Ciências.
2. Mulheres nas Ciências Exatas: trajetórias (im)possíveis
Descrição: A presente pesquisa se insere na temática do gênero feminino no contexto das Ciências Exatas, tendo como problema a busca de interpretações para a seguinte questão: Quais trajetórias pessoais e profissionais que mulheres cientistas do campo das Exatas (não) trilharam em seu percurso acadêmico e qual o impacto em suas carreiras? Adotaremos uma perspectiva teórica que leva em conta o conceito de empoderamento feminino e de violência de gênero como pressupostos importantes para análise da temática central investigada, na busca de um horizonte que contribua com reflexões para pensarmos uma (ou várias) epistemologia(s) feminista(s).