Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9498564582615440
Contato: everton.bedin@ufpr.br
Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação – TICEDU – pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2018) e em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2012). Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015), visando à utilização das TICs na construção de práticas pedagógicas interdisciplinares à luz dos processos de ensino e aprendizagem na formação discente e docente. PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – no Programa de Pós-graduação: Educação em Ciências: química da vida e saúde, onde desenvolveu a metodologia DICUMBA – Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem. Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, pesquisa, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.
Linhas de pesquisa
3 – Transversalidade na Educação em Ciências e em Matemática
Interesses de pesquisa
– Pesquisa como Princípio Pedagógico e Dicumba;
– Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências/Química;
– Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências/Química;
– Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas e Interdisciplinaridade.
Projetos de pesquisa
1. A humanização das aulas de química: práticas transgressoras e justiça social
Descrição: O presente trabalho possui como objetivos de ação: Organizar oficinas de formação colaborativa que possibilitem elaboração e implementação de planejamentos de ensino e aprendizagem baseados na pedagogização de conteúdos de química a partir de aspectos da educação em direitos humanos. E como objetivos de conhecimento: Investigar o discurso e a prática de professores que se proponham a preparar, implementar e consolidar, em suas aulas de química, conteúdos de química pedagogizados na interface da Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos. Para tal será realizada uma pesquisa-ação ? um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. Espera-se que a pesquisa-ação contribua para o desenvolvimento da identidade docente dos colaboradores; amplie o trabalho cooperativo; possibilite reflexões sobre a realidade escolar e o desenvolvimento do professor como pesquisador, além de responder ao questionamento inicial da investigação e de possibilitar diálogos com a comunidade sobre o tema.
2. Influências dos Saberes Docentes na estrutura cognitiva do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: um estudo de caso no Subprojeto Pibid/química
Descrição: Este projeto de pesquisa visa analisar e entender de que forma os Saberes Docentes influenciam na mobilização e no aperfeiçoamento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) no ensino de química a partir das ações pedagógicas desenvolvidas à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Para tanto, fazem parte desta pesquisa Professores da Graduação (PG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsistas de Iniciação à Docência (Pibidianos) dos Cursos de Licenciatura em Química desta universidade e professores da Educação Básica (PEB), vinculados ao subprojeto Pibid/química. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo e enquadra-se em um estudo de caso de cunho etnográfico. A investigação se caracteriza em um estudo de caso de cunho etnográfico por considerar uma abordagem descritivo-heurística emergida a partir da observação. Em seu término, equivalência de 36 meses, espera-se que os Pibidianos e os PEB percebam que a constituição dos Saberes Docentes é fundamental para a organização do pensamento científico e do aperfeiçoamento da prática pedagógica, enfatizando a mobilização do PCK em diferentes instâncias. Ademais, em relação aos PG, espera-se que estes tenham analisado a interação entre os Pibidianos e os PEB e entres estes com os objetos de conhecimento da ciência química, destacando indícios de ações que maximizam a mobilização do PCK, sendo capazes de traçar um perfil didático que caracteriza a mobilização deste por meio das ações Pibidianas no ensino de química, sugerindo estratégias para aperfeiçoa-lo a partir dos Saberes Docentes.
3. DICUMBA – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO UNIVERSAL-BILATERAL DA APRENDIZAGEM A PARTIR DE VÍDEOS 1 MINUTO: mobilizando competências à luz das múltiplas inteligências no Ensino de Química
Descrição: Este projeto de pesquisa visa investigar, analisar e entender como a metodologia Dicumba no ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica, por meio de ?vídeos 1 minuto?, é capaz de fazer com que o estudante mobilize competências e usufrua de múltiplas inteligências para (re)significar seus conhecimentos, desenvolver argumentação crítica à luz da Alfabetização Científica e despertar o interesse pela ciência. Em seu término, considerando a Dicumba como uma metodologia didática de trabalhar o ensino de ciências por pesquisa à luz da mobilização de competências, habilidades e atitudes, espera-se responder, dentre outras questões, as seguintes indagações: como a Dicumba pode instigar a mobilização de competências e a utilização de múltiplas inteligências na Educação Básica? Quais inteligências os alunos utilizam para desenvolver a pesquisa e como estas os fazem mobilizar competências? As competências mobilizadas pelos alunos estão diretamente relacionadas a que tipo de inteligência? Quais competências são mobilizadas e inteligências utilizadas pelos alunos ao assistirem os vídeos 1 minuto?