GEPRIEG

O Grupo de Estudos e Pesquisas das Relações Interdisciplinares da Expressão Gráfica

O GEPRIEG procura a ressignificação do conhecimento, por meio das relações interdisciplinares em que a Expressão Gráfica está inserida, passando a ser entendida como uma ciência do pensamento, criando uma nova perspectiva para os alunos, professores e demais profissionais. Nesta perspectiva desenvolve estudos e pesquisas sobre temas de interesse dos participantes, dentro de uma visão interdisciplinar, buscando novos significados para o ensino da Expressão Gráfica e/ou suas relações interdisciplinares. Além disto, proporciona reflexões sobre ser professor e ser pesquisador, por meio de análise e discussão de projetos de pesquisas relacionados à educação nas mais diversas áreas do conhecimento. Ainda, promove palestras, oficinas e outras atividades de interesse da comunidade acadêmica e da rede pública de ensino, relacionadas as pesquisas e propostas de metodologias de ensino desenvolvidas.

Este grupo de estudos e pesquisas teve início no ano de 2004, idealizado pela professora doutora Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz – departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Paraná. Em sua concepção as pesquisas estavam voltadas às relações interdisciplinares da Expressão Gráfica, principalmente no ensino da Matemática. O auge de procura de alunos do curso de matemática para participação no grupo se deu no ano de 2009, já com a presença do professor doutor Anderson Roges Teixeira Góes, que por trabalhar diretamente com alunos de licenciatura em matemática da UFPR, estreitou os laços entre o Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF) e o curso, visto que até o momento, o DEGRAF não possuía curso vinculado, sendo apenas “prestador” de trabalho.

No ano de 2010, foi implantada a linha de pesquisa “Expressão Gráfica no ensino de Ciências e Matemática” no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR. Foi nesta linha de pesquisa que se construiu a dissertação da pesquisadora Heliza Colaço Góes, a qual propôs um esboço de conceituação de Expressão Gráfica, visto que as definições até então encontradas na literatura não abrangiam todos os trabalhos publicados no GRAPHICA. A partir deste momento, o GEPRIEG entende que a Expressão Gráfica é

um campo de estudo que utiliza elementos de desenho, imagens, modelos, materiais manipuláveis e recursos computacionais aplicados às diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de apresentar, representar, exemplificar, aplicar, analisar, formalizar e visualizar conceitos. Dessa forma, a expressão gráfica pode auxiliar na solução de problemas, na transmissão de ideias, de concepções e de pontos de vista relacionados a tais conceitos.” .

Apesar da citação acima afirmar que os recursos presentes na Expressão Gráfica podem auxiliar no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, os pesquisadores do GEPRIEG têm apresentado experiências didáticas em congressos e periódicos evidenciando que os recursos desse campo de estudos são facilitadores no ensino e compreensão de conceitos de ciências e matemática.

No 2013, por meio de parceria com a Lego Education – LEC Robótica, o trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de atividades envolvendo a Robótica Educacional para o ensino da Geometria, sendo divulgado na UFPR e escolas públicas.

Atualmente, os pesquisadores do GEPRIEG são provenientes de diversas instituições de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior, de instituições públicas e privadas. Estes integrantes atendem diretamente mais de 200 pessoas em seus diversos projetos em andamento: LICENCIAR – projeto da UFPR – que busca novas metodologias para o ensino da Geometria no curso de matemática; PIBID/UFPR – subprojeto Matemática – cuja finalidade é inserir os licenciandos em matemática da UFPR na Educação Básica e mostrar como a Expressão Gráfica e a Tecnologia Educacional são recursos facilitadores no ensino; EduPesquisa – curso de extensão ofertado à Prefeitura Municipal de Curitiba – cuja finalidade é mostrar como a Tecnologia Educacional e a Expressão Gráfica está presente no ensino; PIRE – Polo Interdisciplinar de Robótica Educacional – é um espaço permanente de formação em Robótica Educacional em parceria com a Lego Zoom, aberto a sociedade; SEGEPRIEG – Seminários do GEPRIEG – com ocorrência mensal, aberto ao público em geral, procura apresentar temas desenvolvidos pelos pesquisadores e/ou estudantes, bem como, atividades com pesquisadores externos sobre temas de interesse do GEPRIEG.

Até o ano de 2014, o trabalho do GEPRIEG foi desenvolvido exclusivamente na UFPR. Mas com a nomeação da pesquisadora Heliza Colaço Góes ao cargo de professora de matemática do IFPR, seguindo uma exigência do governo federal brasileiro para permanência no cargo de professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, ela propõe projeto de pesquisa e extensão vinculado aos estudos realizados no GEPRIEG, tendo assim, a efetivação da primeira extensão do GEPRIEG fora da UFPR, e ao mesmo tempo, trabalhando em uma área ainda não explorada: licenciatura em Física.

Assim, neste artigo apresentaremos como se deu esta extensão do GEPRIEG, além de relatar nossa visão de importância da Expressão Gráfica no ensino. Na sequência situaremos o leitor em relação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e apresentaremos o campus Paranaguá. Por fim, são apresentadas algumas ações do GEPRIEG neste campus.