O encaminhamento das questões relativas ao estágio supervisionado, seja nas modalidades de obrigatório ou não obrigatório, não deve perder de vista sua conceituação básica explicitada na resolução nº 19/90-CEPE. Nela, o estágio é entendido como uma atividade curricular de base eminentemente pedagógica, que se constitui em experiência acadêmico-profissional orientada para a competência técnico-científica, em ambiente genuíno de trabalho, que oportuniza o questionamento e a reavaliação curricular, bem como a relação dinâmica entre teorias e práticas desenvolvidas ao longo das atividades de ensino.
Seguindo as determinações da resolução nº 19/90-CEPE, as novas políticas de estágio, adequando-se ao presente projeto político-pedagógico, serão definidas pela Comissão de Orientação de Estágios do Curso em resolução específica oportunamente divulgada à comunidade acadêmica do curso de Matemática.
Atividades de Extensão
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. As atividades de extensão são regidas pela Resolução n. 23/01-CEPE, e desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e ações complementares de extensão, visando a socialização do conhecimento acadêmico e a interação com a sociedade.
Os docentes do Curso de Matemática vêm desenvolvendo e colaborando na execução de diversas atividades de extensão, tais como:
- Semana da Matemática: realizado anualmente e voltado a toda comunidade Matemática do estado. Contempla palestras e mini-cursos com pesquisadores das áreas de Matemática, Educação Matemática e áreas afins.
- Projeto LICENCIAR: o objetivo principal é desenvolver, através de projetos que integram a Universidade e o ensino básico, um conjunto de ações que garantam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão visando à melhoria da formação dos licenciados da UFPR. Nos últimos anos vários docentes dos departamentos de Matemática, Desenho e Teoria e Prática de Ensino têm participado do LICENCIAR e colaborado com a formação dos futuros Licenciados em Matemática.
- Curso de Atualização para Professores do Ensino Médio;
- Brincando de Matemático;
- Cálculo via Internet;
Monitoria
Segundo a resolução 91/99, do CEPE, que fixa normas para o programa de monitoria da Universidade Federal do Paraná, esta atividade formativa de ensino tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência pedagógica para o magistério técnico, tecnólogo e de educação superior.
O monitor, sob a orientação e a responsabilidade de um professor da disciplina, tem a função auxiliar o docente nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares, além de reforçar o elo entre alunos e professor tentando detectar possíveis falhas no processo ensino aprendizagem e avaliar o andamento da disciplina, do ponto de vista discente.
Tendo em vista o caráter formativo da monitoria, a Coordenação do Curso tem incentivado professores e alunos a participarem desta atividade.
Iniciação científica
O Programa de Iniciação Científica é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Os objetivos gerais da IC são: contribuir para a formação de pesquisadores e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
Entre os objetivos específicos tem-se:
possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação;
qualificar alunos para os programas de pós-graduação;
estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica e profissional.;
proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
Integração com a Pós-graduação e pesquisa
Vários docentes dos departamentos que ministram aulas para o Curso de Matemática têm participado ativamente de programas de pós-graduação da UFPR. Os três programas de pós-graduação da UFPR que contam com o apoio oficial do Departamento de Matemática (fornecendo docentes para ministrar aulas e orientar teses e dissertações, apoiando grupos de pesquisa etc) são os seguintes:
- Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada: Iniciado em 2002, o curso de Mestrado em Matemática Aplicada conta atualmente com 6 alunos regulares e teve, até o momento, 12 dissertações defendidas. O programa engloba várias linhas de pesquisa em Matemática Pura e Aplicada e é um dos destinos dos egressos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática, que têm neste programa, e nos outros programas de Pós-Graduação que o Departamento apóia, uma motivação a mais para seus estudos. Neste ano de 2006, o curso tem um corpo docente formado por 9 professores, e todos os pesquisadores do Departamento de Matemática participam como docentes permanentes ou colaboradores. Para os docentes que participam do programa, é importante envolver alunos da graduação em seus projetos de pesquisa, pois assim se aumenta muito a possibilidade de, posteriormente, haver mestrandos nestas linhas de pesquisa. Tem sido observado que o número de alunos orientados em Iniciação Científica tem crescido nestes poucos anos de existência do Mestrado em Matemática Aplicada, e mais alunos têm tido a chance de investir em atividades de pesquisa ainda na graduação. Finalmente, a atividade de pesquisa dos docentes tem motivado reflexões sobre o ensino, mesmo nas linhas de pesquisa que não estão ligadas a Educação Matemática.
- Programa de Pós-Graduação Numérico em Engenharia: trata-se de um programa inter-setorial entre os Setores de Ciências Exatas e de Tecnologia que titulou mais de 120 mestres, desde sua implantação, em 1994, e com a recente implantação do doutorado, em 2002, já forneceu 6 títulos de Doutor. Atualmente o programa conta com aproximadamente 20 alunos de doutorado e 60 alunos de mestrado. Os docentes do departamento de Matemática atuam na linha de Pesquisa denominada Programação Matemática.
- Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em Educação Matemática.
PET – Programa de Ensino Tutorial
O PET/Matemática, com 11 anos de existência na UFPR, é parte importante da consolidação do Curso de Matemática desta Universidade e caracteriza-se como um programa de atividades formativas de índole extracurricular que complementam em forma integral a formação acadêmica de alunos de graduação em Matemática, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado. Um breve relato das atividades desenvolvidas pelo PET está disponível no anexo XY.
No âmbito coletivo, o objetivo essencial do PET é servir como laboratório para experiências acadêmicas inovadoras e criativas, se constituindo em ferramenta para a evolução dos cursos de graduação. Dessa forma, no PET são testadas abordagens diferenciadas para as questões tradicionais do ensino, da pesquisa, da extensão, assim como da divulgação matemática. Também são abordadas questões novas do universo acadêmico, tais como a interdisciplinaridade e novas formas de produção do conhecimento científico.
No âmbito individual, busca-se dar condições para que os alunos atinjam um nível de excelência em sua futura atuação como educadores, pesquisadores e profissionais de matemática e, para tanto, o PET procura incorporar à formação de seus alunos participantes (bolsistas e voluntários) elementos do tripé pesquisa, ensino e extensão.
A inserção do grupo na graduação visa disseminar estas práticas para outros alunos do Curso, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade acadêmica visando a melhoria dos respectivos cursos. O Programa objetiva promover a formação ampla e de qualidade dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o PET, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social e política.