Graduação em Matemática

Currículo Curso de Bacharelado

Tendo em vista a demanda do mercado por profissionais com o título de Bacharel em Matemática e o número de graduados nos últimos anos nesta modalidade, o colegiado do Curso de Matemática decidiu manter a entrada unificada para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, além disso, propôs uma grade curricular em que estas duas modalidades têm em comum os dois primeiros semestres letivos e várias outras disciplinas no decorrer dos quatro anos regulares da gradação em Matemática.

Esta opção, de estreitar os laços entre Licenciatura e Bacharelado em Matemática pode ser benéfica para a formação de ambos os profissionais, pois:

  • Propicia ao estudante de bacharelado o contato com colegas da licenciatura que estão diariamente discutindo questões sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, mesmo que na educação básica;
  • Possibilita ao estudante da licenciatura o contato com alunos que têm a possibilidade de dedicar mais tempo ao estudo e aprofundamento de conteúdos matemáticos, dando oportunidade aos licenciandos de vislumbrar outros conteúdos matemáticos não presentes em sua grade curricular.

Desta forma os conhecimentos curriculares do curso de Bacharelado em Matemática da UFPR foram organizados nos 2 eixos:

      • Eixo 1: Conhecimentos de Matemática
      • Eixo 2: Conhecimentos das Ciências Afins

 

Eixo 2: Conhecimentos das Ciências Afins

Historicamente a Matemática tem se desenvolvido através de diversos problemas que surgiram na Física e, reciprocamente, tem fornecido a Física ferramentas matemáticas importantes para seu desenvolvimento.

A Física, assim como a Matemática, é uma forma de pensar e não apenas o acúmulo de conhecimento. O Bacharel em Matemática deve ter uma boa formação nesta área do conhecimento e entrar em contato com conceitos da física que lhe dê oportunidade de começar a pensar fisicamente, pois esta é a maior fonte de problemas contextualizados que a Matemática dispõe.

Muitos conceitos vistos em Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica e noutras disciplinas do curso são fundamentais para o desenvolvimento da Física, assim os alunos estão aplicando os conhecimentos estudados anteriormente, exercitando o conhecimento e ampliando seus horizontes.

Além disso, com a expansão do emprego de conhecimentos e linguagens matemáticas nas mais diversas situações e contextos pelos diferentes extratos sociais, a Matemática concretiza-se na sociedade atual também através de índices, gráficos, tabelas e cálculo de diferentes médias. Isso justifica a inclusão de tópicos de Estatística na formação do bacharel em Matemática. Da mesma forma a Probabilidade deve ser explorada em problemas interessantes que motivem a aprendizagem e lhe emprestem significação concreta.

Propomos assim o seguinte rol de disciplinas obrigatórias em na área de Física:

  • CE003 Estatística II
  • CExxx Calculo de Probabilidades A
  • CF059 Física I
  • CF060 Física II
  • CF061 Física III
  • CF062 Física IV

Integração entre os eixos do bacharelado

A integração entre os dois eixos de conhecimentos do curso de bacharelado em matemática deverá ser contemplada nas dimensões de docência e de pesquisa.

Na dimensão da docência, deve-se propiciar ao bacharel um momento de reflexão e preparação para o campo de trabalho que mais absorve profissionais com esta formação, ou seja, para a Universidade, na qual a docência no ensino superior, não exclusiva para o curso de matemática, é uma de suas prioridades, junto com a pesquisa e a extensão. Este momento deverá ocorrer durante o estágio supervisionado, no qual o aluno deverá estudar um assunto específico, de interesse do aluno e professor supervisor, produzindo algum material didático ou apresentando o assunto em forma de seminários.

Na dimensão da pesquisa, deve-se possibilitar ao aluno uma iniciação aos procedimentos de investigação em Matemática. O resultado do trabalho deverá ser um produto acadêmico ou técnico: monografia, software, vídeo, material didático ou paradidático, ou outro desde que aprovado pelo professor responsável pela disciplina.

Para cumprir estas diretrizes, propomos o seguinte rol de disciplinas:

CM226 Estágio Supervisionado em Matemática
CM136 Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado I
CM137 Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado II