Introdução
A formação do pesquisador/professor para ensino superior de Matemática deve pautar-se em três princípios basilares: As Competências pesquisador/professor para ensino superior, a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada, aqui a relação entre teoria e prática e o estágio supervisionado têm papéis fundamentais.
Devemos ter em mente que o objetivo maior do curso de Bacharelado em Matemática da UFPR é preparar estudantes para cursar a pós-graduação em Matemática ou em áreas afins.
Tendo em vista o perfil eminentemente acadêmico dos professores que ministram aulas neste curso e a necessidade urgente de profissionais pós-graduados em Matemática, este projeto pedagógico traz uma proposta de formação para o bacharel que busca alternativas para as carências apontadas no documento da SBM intitulado “Panorama dos Recursos Humanos em Matemática no Brasil: Premência de Crescer”.
Como a Matemática está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, tanto como linguagem científica como pelas suas aplicações, o bacharel tem a possibilidade de dirigir-se para cursos de pós-graduação fora da área de Ciências Exatas. Desta forma, o bacharel pode aproveitar seu sólido conhecimento matemático para enveredar em outros setores do mercado de trabalho.
Competências do futuro pesquisador/professor de ensino superior de Matemática
- Ter desenvolvido um raciocínio lógico condizente com os métodos da Matemática para: explorar situações problema, procurar regularidades, fazer conjecturas, fazer generalizações, selecionar e utilizar recursos matemáticos, estatísticos e computacionais e outros que se façam necessários para a modelagem do problema e a busca de sua solução;
- Comunicar-se matematicamente por meio de diferentes linguagens fazendo uso em sua atuação profissional dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação e visando contribuir para o seu desenvolvimento ao preparar instrumentais para suas atividades profissionais a partir deles. Identificar o papel da Matemática como linguagem universal da ciência compreendendo a dimensão científica/tecnológica/política/ética do uso que as diversas ciências fazem dos resultados de suas teorias;
- Ter uma postura crítica a respeito do conhecimento matemático compreenden-do as estruturas abstratas básicas presentes nesta ciência e apreciando sua gênese e desenvolvimento;
- Capacitar-se a aprender de forma autônoma e contínua, adequando-se às exigências profissionais postas pela sociedade, por meio do domínio dos conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento que serão objeto da atividade profissional, e da utilização, de forma crítica, de diferentes fontes e veículos de informação;
- Desenvolver a arte de Investigar em Matemática e compreender o processo de constituição do conhecimento matemático desenvolvendo a intuição como um dos instrumentos para a construção desta ciência;
- Organizar, coordenar e participar de equipes de trabalho, considerando as potencialidades e limites dos agentes envolvidos, bem como as exigências profissionais, com a consciência da importância desse trabalho para o desenvolvimento da Matemática na sociedade;
- Construir novas possibilidades de atuação profissional frente às novas necessidades sociais detectadas no seu campo de atuação profissional;
- Trabalhar com os conteúdos matemáticos em sua dimensão histórica compreendendo sua lógica e seu significado na ação educacional para as atividades do ensino superior.
Coerência entre a formação oferecida e a prática esperada
Devido à sólida formação em conhecimentos matemáticos recebida durante sua graduação, o bacharel pode aprofundar seus estudos em Matemática no Mestrado e Doutorado como, através de uma formação continuada em áreas afins, se habilitar a exercer diversas atividades no mercado de trabalho.
A relação teoria-prática no Bacharelado em Matemática
No curso de Bacharelado em Matemática, a inserção do aluno em atividades que não dissociem a teoria e a prática estará presente em todas as disciplinas da grade curricular, colocando em sintonia os conteúdos específicos de Matemática com suas aplicações, métodos e fundamentos.
Essas atividades serão realizadas mediante:
- Projetos desenvolvidos em programas de iniciação científica;
- Uso de softwares na pesquisa Matemática;
- Participação e investigação nas diversas práticas de docência no ensino superior;
- Investigação científica dirigida à elaboração de monografia de conclusão de curso.
O estágio supervisionado no Bacharelado em Matemática
O estágio supervisionado para o bacharelado é o momento em que a relação teoria e prática vai se concretizar e deve contemplar dois aspectos: a pesquisa na área e a docência universitária.
Na pesquisa, o estágio supervisionado visa uma iniciação aos procedimentos de investigação em matemática. O estudante deve perceber que, devido a matemática não ser uma ciência baseada apenas no método dedutivo, ela admite outros tipos de raciocínio importantes para a pesquisa como, por exemplo, o indutivo e o analógico, que permitem o desenvolvimento da intuição matemática.
Na docência, o estágio supervisionado deve preparar o bacharel para o campo de trabalho que mais absorve profissionais com esta formação, ou seja, para a Universidade, na qual a docência no ensino superior, não exclusiva para o curso de matemática, é uma de suas prioridades, junto com a pesquisa e a extensão. Desta forma, o estágio supervisionado deve também atender esta exigência de qualificação.