Professor Márcio Fontana Catapan

Pós-Graduação em Experimentação Tridimensional – UFPR

TURMA 2019/1

INÍCIO 22.02.2019

NOME DO CURSO

 

Como o curso está focado em desvendar e gerir as interações de tecnologias digitais e virtuais com as indústrias em geral, o nome do curso será “Experimentação Tridimensional”. Tais tecnologias mencionadas estão relacionadas a integração de escaneamento e modelagem tridimensional, animação, realidades virtual e aumentada, assim como manufatura aditiva (impressão 3D e 4D).

OBJETIVOS

O curso tem como objetivo principal formar um profissional completo em termos de conhecimento das Tecnologias de Experimentação Tridimensional e as respectivas interações entre as pessoas, empresas e governos. Sempre sintonizado com a sustentabilidade e o equilíbrio social.

O egresso deste curso estará habilitado a utilizar e criar e, principalmente, gerir novas plataformas de experimentações tridimensionais que possam facilitar a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, socializando o acesso a virtualização de produtos e serviços de qualidade com preços competitivos. Isto é, democratizando a qualidade de vida, o conforto e a segurança para todos.

Além de possibilitar a inovação e o empreendedorismo, a pós-graduação proporciona a atualização do conhecimento e a expansão da fronteira das competências dos estudantes acarretando, nesse sentido, melhoria na performance dos mesmos e, consequentemente, melhoria da empregabilidade. Ademais, especialistas mais bem capacitados em Experimentação Tridimensional influenciam na produtividade da empresa, aumentando a competitividade e estimulando novas soluções com menor impacto ambiental e social.

Por fim, tem-se também como objetivo a forte aproximação com as empresas, os governos e outras universidades nas discussões e eventos que possam viabilizar o encontro de atores protagonistas nesse cenário e, desse modo, despertar oportunidades e possibilidades para pesquisas e projetos que possam alavancar ainda mais o desenvolvimento e acomodar harmonicamente a área de projetos na região de Curitiba.

[spoiler title=’JUSTIFICATIVA‘ open=”0″ style=”1″]

A Digitalização Tridimensional tem se tornado cada vez mais um dos processos-chave para a competitividade mercadológica no que tange aos projetos de desenvolvimento de produtos e processos. Esse fato é devido uma série de fatores como o aumento da concorrência, da diminuição do ciclo de vida dos produtos, da exigência cada vez maior dos consumidores, entre outros. Atrelado a isso ainda conspira as mudanças tecnológicas, as quais liberam a criatividade de muitos projetistas a inspirar-se em produtos cada vez mais completos.

A história do homem é marcada por diversas revoluções que acarretaram significativo impacto no desenvolvimento da sociedade contemporânea. Destacam-se a 1a Revolução Industrial com o surgimento da máquina à vapor e, consequentemente, energia disponível para produção de bens em geral, a 2a Revolução Industrial com a concepção da produção em massa liderada por Henry Ford, a 3a Revolução Industrial logo após a segunda grande guerra com o desenvolvimento dos computadores. Atualmente, a 4a Revolução Industrial com a digitalização e experimentação tridimensional, desperta um novo mundo amplamente conectado e compartilhado. Desse modo, a sociedade está experimentando uma transformação abrangente, veloz e impactante na forma de produção, gestão e normatização dessa nova economia que está emergindo. Aplicativos colaborativos, manufatura inteligente, internet das coisas, realidade aumentada, simulações e animações, entre outros, são tecnologias e conceitos que estão mudando a maneira como as empresas produzem, comercializam e, em especial, definem o perfil de seus especialistas para que seja possível enfrentar essa revolução e alcançar a perenidade do negócio.

Desse modo, desvendar e gerir as tecnologias tangíveis à Experimentação Tridimensional, torna-se essencial para que os profissionais sejam capazes de mitigar riscos e acelerar o desenvolvimento local, nacional e internacional. Novas demandas estão surgindo, novas empresas estão sendo constituídas, novos profissionais estão sendo moldados para esses novos tempos 4.0. Todavia, a deterioração do emprego convencional, como desenhistas de bancada, eventuais conflitos entre classes que disputam o mesmo mercado, governos lentos na atualização das leis e normas são aflições que também devem ser ponderadas nesse momento de transição.

Assim sendo, justifica-se integralmente a oferta do curso de Especialização em Experimentação Tridimensional no sentido de contribuir nas possíveis soluções de curto e médio prazo para o desenvolvimento de produtos e processos nas empresas, antevendo movimentos, estimulando discussões aprazíveis e, em especial, as oscilações de mudanças com os recursos disponíveis e cobiças da sociedade em geral.

[/spoiler]

[spoiler title=’PÚBLICO ALVO‘ open=”0″ style=”1″]

Todos os profissionais de nível superior com graduação em expressão gráfica, design, arquitetura, engenharias, computação, tecnologias e áreas afins.

[/spoiler]

[spoiler title=’CARGA HORÁRIA‘ open=”0″ style=”1″]
O curso possui 360 horas de disciplinas formativas e mais 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso.
[/spoiler]

[spoiler title=’DISCIPLINAS‘ open=”0″ style=”1″]

Módulo Disciplina Carga Horária
Fundamentação Técnica de Projeto Design For Lean Six Sigma (DFLSS) 20
Engenharia Reversa & Análise de Valor 20
Design Thinking 20
Modelagem Tridimensional Desenho Convencional & Modelagem 20
Escaneamento Tridimensional & Tratamento de Imagem 20
Modelagem Avançada e Animação 20
Fundamentos Experimentais Projeto Ágil Assistido por Computador (CAD) 20
Ergonomia e Usabilidade 4.0 20
Manufatura Avançada 4.0 20
Manufatura Virtual e Física Engenharia Assistida por Computador (CAE) 20
Manufatura Assistida por Computador (CAM) 20
Prototipagem Rápida 20
Gestão da Experimentação Realidade Aumentada & Realidade Virtual 20
Manufatura Aditiva (3D e 4D) 20
Gestão e Integração da Experimentação Tridimensional 20
Inovação Benchmarking & Networking (Economia Circular) 20
Seminários Avançados – Pitch Day 20
Engenharia Colaborativa – Lean Startup 20

[/spoiler]

[spoiler title=’CORPO DOCENTE‘ open=”0″ style=”1″]
Profº Márcio Fontana Catapan, PhD;

Profª Arabella Galvão, PhD;

Profº Francisco de Alencar, PhD;

Profª Elen Andrea Janzen Lor, PhD;

Profª Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, PhD;

Profª Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto, PhD;

Profº Pablo Deivid Valle,  PhD;

Profº Christian Scapulatempo Strobel, PhD;

Profº Claudimir José Rebeyka, PhD;

Profº Paulo Henrique Siqueira, PhD;

Profº Márcio Henrique de Sousa Carboni, MSc;

Profº Emílio Kavamura, PhD;

Profº Cleverson Renan da Cunha,  PhD;

Profº Alexandre Augusto Pescador Sardá.

[/spoiler]

[spoiler title=’TURNOS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO‘ open=”0″ style=”1″]

Início no primeiro semestre de 2019, com término no segundo semestre de 2020 e defesa do TCC até fevereiro de 2021. Aulas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 08h:00 às 12h:00. Duração do curso é de 4 semestres. Início previsto para 22/02/2019 ou 23/03/2019

[/spoiler]

[spoiler title=’INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA‘ open=”0″ style=”1″]

A próxima turma a ser ofertada iniciará suas atividades dia 22 de fevereiro de 2019. Entretanto, no decorrer desse período diversos encontros serão realizados para apresentação e detalhamento do curso. Sendo assim, entre em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Desse modo, o interessado poderá conhecer previamente todo o funcionamento da Pós-Graduação e avaliar com profundidade a respectiva participação. O compromisso maior de qualidade acadêmica, satisfação e experiência é assegurado pela UFPR.

Faça sua pré-inscrição no link a seguir:

INSCRIÇÃO

[/spoiler]

[spoiler title=’PROCESSO SELETIVO‘ open=”0″ style=”1″]

Processo Seletivo: Obrigatório Entrevista

Pode ser presencial, por telefone ou via internet. Deve-se entrar em contato com a coordenação que irá mediar o momento e a forma da entrevista. O compromisso é responder em até 1 dia útil.

[/spoiler]

[spoiler title=’INVESTIMENTO‘ open=”0″ style=”1″]

Taxa de Inscrição: Isento

Você será orientado pela coordenação no decorrer do processo de seleção para o curso de Pós-Graduação desejado. Uma vez tendo aderência profissional e interesse real no curso, você estará então habilitado para a matrícula. Esse processo de mentoring ao longo do processo de inscrição não é taxado e visa, sobretudo, esclarecer completamente a formação acadêmica proposta pela Pós, bem como nivelar as expectativas dos estudantes, professores, empresas e universidade.

Matrícula: Primeira Mensalidade

Após a aprovação no processo de seleção você poderá realizar a matrícula. Sendo que a matrícula é a primeira mensalidade do Programa de Pós-Graduação.

O valor para a Especialização em Experimentação Tridimensional (Turma 2019/1) é de:

24 X R$494,00

Maiores informações: experimentacao@ufpr.br

[/spoiler]

[spoiler title=’EDITAL‘ open=”0″ style=”1″]

Maiores informações sobre o curso podem ser encontradas no edital 02/2019:

EDITAL 2019/1 (em breve)

Coordenador: Prof. Márcio F. Catapan, Ph.D.
Email: experimentacao@ufpr.br ou marciocatapan@ufpr.br
[/spoiler]

[spoiler title=’INSCRIÇÕES‘ open=”0″ style=”1″]

Faça sua inscrição no link a seguir:

INSCRIÇÃO

Coordenador: Prof. Márcio F. Catapan, Ph.D.
Email: experimentacao@ufpr.br

[/spoiler]

Especialização em Experimentação Tridimensional
Coordenador: Prof. Márcio Fontana Catapan, Ph.D.
Email: experimentacao@ufpr.br
DEGRAF – Departamento de Expressão Gráfica

PPGDESIGN – Programa de Pós-Graduação em Design
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Rua Francisco H. dos Santos, s/n
Centro Politécnico – Caixa Postal 19011
81531-990 – Curitiba – PR