GEPRIEG

Licenciar

licenciar

Deixe-me pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da geometria na disciplina de matemática nas escolas da rede pública

Esta pesquisa propõe ao futuro professor de Matemática a elaboração e utilização de recursos por meio da Expressão Gráfica que gerem possibilidades para novos caminhos no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Nas edições anteriores do Licenciar, esta pesquisa mostrou que os acadêmicos questionam os métodos e técnicas de ensino tradicionais, ainda usualmente utilizados nas escolas, e conseguiram desenvolver alternativas para que o aluno da educação básica se aproprie do conhecimento matemático tendo a Expressão Gráfica como o recurso facilitador neste processo. Os participantes realizam pesquisas, análise de livros didáticos e leituras de diretrizes municipais e estaduais, com a finalidade de comparar o que está escrito com o que se executa. Ao final desta análise os acadêmicos propõem e executam atividades para atingir o descrito nos documentos oficiais com a supervisão dos professores participantes tanto das instituições de Educação Básica quanto da UFPR. Assim, esta pesquisa procura evidenciar a necessidade e as vantagens de metodologias que incluam a visualização e a construção de representações gráficas, partindo do pressuposto que estas representações possibilitam ao educando a percepção de múltiplos conhecimentos, a assimilação dos seus conceitos e as variedades a eles associados.